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quinta-feira, 26 de março de 2020


ATIVIDADES DE FILOSOFIA 2 A/B EM –PROF: ANA LÍGIA E JOSI

Conteúdo: Ética

No convívio escolar nos deparamos com várias situações, entre elas, as diferentes posturas pessoais assumidas, tanto por professores como por alunos no cotidiano escolar. Observa-se a expressão da diversidade de ideias e modos de comunicação em sites, como o orkut, nos blogs pessoais e das pichações nas paredes.
Os reflexos dessa relação de “amor e ódio” estão cada vez mais presentes na rede. As comunidades de alunos que odeiam seus professores se multiplicam no Orkut. [...] Este relacionamento, no entanto, passou por mudanças. Quando na antiguidade os discípulos tinham uma relação de respeito para com seus mestres, hoje houve uma “banalização” desta relação. É o que acredita o professor de Marketing, da Universidade de Fortaleza, Flamarion Pelúcio, que desqualificou a criação destas comunidades alegando que elas não contribuem para a melhoria da relação, ao contrário, só atrapalham. “Estas comunidades exacerbam esse processo de banalização. Não é o fórum adequado para você criticar um professor. Na internet algumas pessoas se escondem atrás do anonimato e por isso eu desclassifico este tipo de prática”, completou. AGUIAR, 2007.

1-A relação entre professor-aluno é muito discutida, seja do ponto de vista filosófico como do ponto de vista empírico, mas que partido tomar?

Liberdade: Razão e autonomia
1 – O problema da escolha sem autonomia em nossa sociedade.

Sabemos que a liberdade, como apontou Sartre, expressa-se na escolha que fazemos durante todo o tempo. Porém, talvez as escolhas que estamos fazendo estejam corrompidas, talvez estejamos agindo sob influência de interesses que não são verdadeiramente nossos. Vejamos a música abaixo para situarmos melhor o problema que expomos:


Adimirável Chip Novo

Pitty
Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado,
Mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...
Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor

Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado,
Mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...
Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor
Mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
PITTY. Admirável chip novo, 2003.

Vamos filosofiar...

1 – Quais são os imperativos que a música demonstra que nos são impostos ininterruptamente?

2 – Ao escolhermos um produto de uma marca, e não de outra, após sermos convencidos por uma propaganda, somos livres? Explique.

3 – Explique como a música, ao comparar-nos com robôs, mostra que não somos livres.

4 – Você já foi influenciado por propagandas a adquirir algo que não tinha muita necessidade? Exemplifique e explique como sua liberdade foi afetada.

5 – Desenhe um exemplo de propaganda que influencia as pessoas e, assim, afeta a liberdade delas.

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