Arquivo do blog

quinta-feira, 26 de março de 2020

9o ano A e B educação física


1.Dê exemplos (tipos) de esporte de aventura.

 

 

 

2.O que é uma corrida de orientação?

 

  

 

 

3. Responda às questões abaixo:

– Como você vem para escola? Andando a pé, de bicicleta, de skate, de carro, de ônibus ou utilizando outro meio de transporte?

 – Você vem sozinho ou acompanhado?

 – Quanto tempo, em média, demora o seu percurso até a escola?

 – Você conhece bem o caminho? Se for preciso tomar um atalho, você sabe por onde ir?

 – Existem obstáculos no seu caminho? Quais?

– Seria capaz de localizar e indicar alguns pontos de referência que você passa pelo caminho? Cite alguns.

 – Quais são os bairros em que a sua casa e a sua escola estão localizadas?

– Quais são os pontos de referência mais próximos à sua escola? Cite alguns.

 

 



 

4. Todos os itens abaixo em negrito são vídeos do youtube. Você escolherá um deles. Você verá e principalmente ouvirá o vídeo que vc escolheu. Escreverá então sobre ele ou sobre pelo menos um trecho dele..

Como funciona o GPS – Fácil compreensão. 10’42”. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2019.– As direções cardeais e os instrumentos de localização. 2’57”. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2019.– Cartografia: Como entender os mapas? Mundo Geográfico. 3’08”. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2019.


5. Escreva sobre corrida de orientação e sustentabilidade.


 

Atividade de EAD (Ensino a Distância) – História – Profº Patryk Augusto – 8º ano A

Nome: __________________________________________ nº: ______


            Retomada:

Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

O Iluminismo ocasionava o Século das Luzes, que tinha como intenção trazer esclarecimento. Mas trouxe, na verdade, um conjunto de tendências filosóficas que circulavam entre os burgueses europeus.
A filosofia iluminista centrava-se em dois aspectos para explicar todas as coisas: razão e ciência. Durante essa fase, destaca-se o progresso científico com a lei da gravidade (Isaac Newton) e a classificação dos seres humanos pela Biologia. Contudo, é no campo filosófico que o Iluminismo se torna o precursor de ideários, principalmente na política, como a Revolução Francesa (1789), a Independência dos Estados Unidos da América (1775–1783) e, no Brasil, a Inconfidência Mineira (1789).
Entre os filósofos adeptos deste movimento, destacam-se: Montesquieu (francês, norteou a teoria da separação dos poderes em Executivo, Judiciário e Legislativo), Voltaire (francês, oposto à religião), Benjamin Franklin (participante da independência dos EUA), Jean-Jacques Rousseau (francês, escritor de “Contrato Social”), dentre outros.
Este momento histórico na Europa está paralelo, no Brasil, à queda da lavoura açucareira e a transferência do centro econômico para Minas Gerais, em razão da extração de minério, e Rio de Janeiro, onde o mesmo era comercializado. Nesta nova mentalidade comercial e burguesa, o Brasil dá margem à repercussão do pensamento iluminista francês.
O cenário mineiro ganha um novo estilo com a evolução da economia e torna-se lugar de vários acontecimentos marcantes da história: a Inconfidência Mineira, Tiradentes, as obras do artista Aleijadinho e a literatura árcade.
Porém, se por um lado os ideais do Iluminismo influenciavam a classe burguesa dominadora que surgia nas cidades, por outro a literatura se apoiava no Neoclassicismo, inspirado em frases latinas de Horácio, como fugere urbem (“fugir da cidade”) e carpe diem (“aproveite o dia”).
Nas produções artísticas, de modo geral, podemos constatar uma liberdade maior sobre temas, texturas e traços. Além disso, os quadros que se concentravam nas mãos dos monarcas franceses, passam a ser expostos para visitação pública no palácio do Louvre, Paris.

Sondagem Inicial:

            Responda as questões segundo os seus conhecimentos:

à O que é o Absolutismo Monárquico?
à Como era a vida no Antigo regime?
à Defina o seu conceito de Liberdade.

       Leia o Texto abaixo:

       John Locke e os direitos individuais

     John Locke defendia que os homens nascem todos com direitos iguais: à vida, à liberdade e à propriedade privada. Para ele o governo existia apenas para assegurar esses direitos, e o povo deveria rebelar-se se o objetivo não fosse alcançado
       Em suas palavras: “O fim maior e principal para os homens se unirem em sociedades políticas e submeterem-se a um governo é a conservação de suas propriedades, ou seja, de suas vidas, liberdades e bens".

      Sobre os textos responda:

1 – Qual a classe social defendida pelas ideias de John Locke?

2 – Quais as críticas que John Locke sobre o Absolutismo Monárquico?

3 – Quais ideias de Locke ainda persistem nos dias atuais?

        Leia os trechos abaixo


          Trecho I

          “Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas, e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos.”

          Trecho II

          O primeiro homem que cercou um pedaço de terra, que veio com a ideia de dizer “isto é meu" e encontrou gente simples o bastante para acreditar nele foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras e assassinatos derivam deste ato! De quanta miséria e horror a raça humana poderia ter sido poupada se alguém simplesmente tivesse arrancado as estacas, enchido os buracos e gritado para os seus companheiros: “Não deem ouvidos a este impostor. Estarão perdidos se esquecerem que os frutos da terra pertencem a todos, e que a terra, ela mesma, não pertence a ninguém".

               Sobre os trechos acima responda:

1 – Identifique os autores de cada um dos trechos colocados acima.

2 – Dentre as ideias dos trechos acima qual delas ainda é exercido nos dias de hoje?

3 – Quais dessa ideias influenciaram o nosso governo?


       Leia a frase atribuída ao Iluminista Voltaire

       “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

à Explique o que você entendeu dessa frase. Qual é o conceito defendido por Voltaire?

à Você concorda com esse conceito defendido por Voltaire?

        Leia as frases abaixo atribuídas a  Mary Wollstonecraft

        Trecho I

        "O homem que se contenta em viver com uma companheira bela e útil, mas que não usa a mente perdeu em satisfações voluptuosas o gosto por deleites mais refinados; nunca sentiu a calma satisfação que refresca o coração sedento de ser amado por alguém que poderia entendê-lo. Mesmo na companhia dessa esposa, ele ainda está sozinho, a menos que aceite submergir no estado de animal."

        Trecho II

        “Eu não desejo que as mulheres tenham poder sobre os homens; mas sobre si mesmas.”

         Responda:

1 – Quais as ideias defendidas por essa importante iluminista?

2 – O que você compreendeu dos trechos mencionados acima?




Atividade de EAD (Ensino a Distância) – História – Profº Patryk Augusto – 7º ano A

Nome: ____________________________________________________ nº: ________

Instruções: Faça as atividades em folha separada a ser entregue assim que as ulas retornarem

             Sondagem de conhecimentos:


Responda segundo os seus conhecimentos:

à O que são povos indígenas?

  à O que você entende como “Índio”?


  à Descreva o que você entende como índio?

                 Antes da chegada dos portugueses ao Brasil já existiam vários grupos indígenas habitando o nosso território. Diante dessa variedade, os índios brasileiros foram classificados segundo as línguas distintas, que são: Tupi, macro-jê, aruak e karib. Observe abaixo as características das línguas e dos grupos indígenas que as falam.

Tupi

Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram. Essas tribos eram especialistas em caça, ótimos pescadores e desenvolveram bem a coleta de frutos.

Macro-jê

Raramente eram encontrados no litoral. Com exceção de algumas tribos na Serra do Mar, eles eram encontrados principalmente no planalto central. Nesse contexto, destacavam-se as tribos ou grupos: timbira, aimoré, goitacaz, carijó, carajá, bororó e botocudo. Esses grupos indígenas viviam nas proximidades das nascentes de córregos e rios, viviam basicamente da coleta de frutos e raízes e da caça. Esses grupos só vieram a ter contato com os brancos no século XVII, quando os colonizadores adentraram no interior do país.

Karib

Grupos indígenas que habitavam a região que hoje compreende os estados do Amapá e Roraima, chamada também de Baixo Amazonas. As principais tribos são os atroari e vaimiri - esses eram muito agressivos e antropofágicos, isso significa que quando os índios derrotavam seus inimigos, eles os comiam acreditando que com isso poderiam absorver as qualidades daqueles que foram derrotados. O contato dessas tribos com os brancos ocorreu no século XVII, com as missões religiosas e a dispersão do exército pelo território.

Aruak

Suas principais tribos eram aruã, pareci, cunibó, guaná e terena. Etavam situados em algumas regiões da Amazônia e na ilha de Marajó. A principal atividade era o artesanato cerâmico.

Atividades 

Hans Staden foi um mercenário que nasceu em Homberg, na Alemanha, e veio ao Brasil em duas viagens durante 1548 e 1549. A segunda viagem de Hans Staden ficou conhecida por causa dos nove meses em que foi prisioneiro dos indígenas Tupinambás.
Nesse período como prisioneiro, Hans Staden deixou valioso registro a respeito dos rituais antropofágicos (rituais de canibalismo) dos indígenas.Hans Staden, que veio ao Brasil à procura de riquezas, registrou suas experiências após retornar à Alemanha em um livro lançado em 1557. O livro de Hans Staden é conhecido como “Duas Viagens ao Brasil”

Trechos do relato de Hans Staden

Trecho I:
Ficamos dois anos na selva e sobrepujamos muitos perigos. Passamos muita fome, tivemos de comer lagartos e ratos do campo e outros animais desconhecidos que conseguíamos apanhar, também animais com carapaças que se agarravam às pedras na água e outros alimentos estranhos. No início os nativos nos traziam bastantes mantimentos, até conseguirem de nós bastante objetos em troca. Depois, a maior parte se mudava para outros lugares

Trecho II
Quando eu estava andando na floresta, eclodiram grandes gritos dos dois lados da trilha, como é comum entre os selvagens. Os homens vieram na minha direção e eu reconheci que se tratava de selvagens. Eles me cercaram, dirigiram arcos e flechas contra mim e atiraram. Então gritei: “Que Deus ajude minha alma!”. Nem tinha terminado estas palavras, eles me bateram e empurraram para o chão, atiraram e desferiram golpes de lança sobre mim. Feriram-me – Deus seja louvado – apenas numa perna, mas me arrancaram a roupa do corpo, um deles o casaco, um outro, o chapéu, o terceiro, a camisa, e assim por diante.

Trecho III
No interior da caiçara as mulheres se jogaram sobre mim, golpearam-me com os punhos, arrancaram-me a barba e disseram na língua delas: “Xe nama poepika aé!”, “com este golpe vingo o homem que foi morto pelos teus amigos”. Nisto me levaram para a cabana onde tive de deitar numa rede, e mais uma vez vieram as mulheres e bateram em mim, arrancaram meus cabelos e mostraram-me de modo ameaçador como pretendiam me comer

Trecho IV:

“São pessoas bonitas de corpo e estatura, tanto homens quanto mulheres, da mesma forma que as pessoas daqui, exceto que são bronzeadas pelo sol, pois andam todos nus, jovens e velhos, e também não trazem nada nas partes pubianas

Sobre os textos de Hans Staden responda:

a) De que forma Hans Staden descreve os indígenas Brasileiros?

b) Quais foram as dificuldades que ele enfrentou inicialmente vivendo no Brasil?

c) No segundo trecho, Hans Staden chama os indígenas brasileiros de “Selvagens” o que essa palavra significa em sua opinião?

  Pesquise sobre:

a) O que é “eurocentrismo”?

b) Como foi a chegada dos portugueses no Brasil?

c) O que eram os rituais antropofágicos? 














ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 ANO B- PROFESSORA: DAIANE


PESQUISA DA ÉPOCA LITERÁRIAS  - ROMANTISMO
A Literatura, como outras artes, é o resultado do trabalho de um artista que vive as consequências da História. A criação literária está diretamente relacionada ao movimento histórico em que se insere.
Baseando nesse princípio vamos aprofundar nesse estudo literário sobre Romantismo, buscando conhecer sua abrangência de época, aspectos históricos e suas principais linhas.
Portanto caros alunos (as) vocês elaborarão uma pesquisa com esse tempo Literário da seguinte forma:


1     1.      Introdução do Romantismo ( século XIX)
·        Características do Romantismo
·        Situação histórica

2      2.     Romantismo em Portugual
·        Situação histórica
·        Geração românticas
·        Autores e suas obras

3       3.     Romantismo no Brasil
·        Introdução
·        Situação histórica
·        Poesia romântica e suas gerações
·        Autores e obras  de cada geração.



Façam todas essas pesquisas no CADERNO DE SALA com clareza e objetividade.

Tenham um bom trabalho!

Professora: Daiane Liute


ATIVIDADES DE FILOSOFIA PARA 3 A/B – PROF:  ANA LÍGIA E JOSI

Os filósofos e a política
1-Filósofos indicados para aprofundamento de estudo. Pesquise suas ideias sobre a política e sua repercussão na atualidade e anote em seu caderno para posteriormente discutirmos.

Platão

Aristóteles

Thomas Hobbes

Marx



ATIVIDADES DE FILOSOFIA 2 A/B EM –PROF: ANA LÍGIA E JOSI

Conteúdo: Ética

No convívio escolar nos deparamos com várias situações, entre elas, as diferentes posturas pessoais assumidas, tanto por professores como por alunos no cotidiano escolar. Observa-se a expressão da diversidade de ideias e modos de comunicação em sites, como o orkut, nos blogs pessoais e das pichações nas paredes.
Os reflexos dessa relação de “amor e ódio” estão cada vez mais presentes na rede. As comunidades de alunos que odeiam seus professores se multiplicam no Orkut. [...] Este relacionamento, no entanto, passou por mudanças. Quando na antiguidade os discípulos tinham uma relação de respeito para com seus mestres, hoje houve uma “banalização” desta relação. É o que acredita o professor de Marketing, da Universidade de Fortaleza, Flamarion Pelúcio, que desqualificou a criação destas comunidades alegando que elas não contribuem para a melhoria da relação, ao contrário, só atrapalham. “Estas comunidades exacerbam esse processo de banalização. Não é o fórum adequado para você criticar um professor. Na internet algumas pessoas se escondem atrás do anonimato e por isso eu desclassifico este tipo de prática”, completou. AGUIAR, 2007.

1-A relação entre professor-aluno é muito discutida, seja do ponto de vista filosófico como do ponto de vista empírico, mas que partido tomar?

Liberdade: Razão e autonomia
1 – O problema da escolha sem autonomia em nossa sociedade.

Sabemos que a liberdade, como apontou Sartre, expressa-se na escolha que fazemos durante todo o tempo. Porém, talvez as escolhas que estamos fazendo estejam corrompidas, talvez estejamos agindo sob influência de interesses que não são verdadeiramente nossos. Vejamos a música abaixo para situarmos melhor o problema que expomos:


Adimirável Chip Novo

Pitty
Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado,
Mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...
Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor

Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado,
Mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...
Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor
Mas lá vem eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
PITTY. Admirável chip novo, 2003.

Vamos filosofiar...

1 – Quais são os imperativos que a música demonstra que nos são impostos ininterruptamente?

2 – Ao escolhermos um produto de uma marca, e não de outra, após sermos convencidos por uma propaganda, somos livres? Explique.

3 – Explique como a música, ao comparar-nos com robôs, mostra que não somos livres.

4 – Você já foi influenciado por propagandas a adquirir algo que não tinha muita necessidade? Exemplifique e explique como sua liberdade foi afetada.

5 – Desenhe um exemplo de propaganda que influencia as pessoas e, assim, afeta a liberdade delas.


Atividades de Historia do 1°ano A e 1°B

1)Analise a imagem abaixo:
http://acessaber.com.br/wp-content/uploads/2017/04/2-6-200x139.jpg
Essa imagem representa: Assinale apenas uma alternativa.
a. (   )A evolução humana.
b. (   )Como os macacos se parecem com os seres humanos.
c. (   )Como a cor da pele dos  seres humanos foi alternando ao longos dos anos.
d. (    ) Como o ser  humano foi ficando mais  alto ao longo dos anos.

2. Observe a imagem:
http://acessaber.com.br/wp-content/uploads/2017/04/3-5-200x164.jpg
I. A imagem I ,  representa o Homo Erectus e a imagem II,  representa o Homo Sapiens.
II. A imagem I,  representa  o Homo Sapiens e a imagem II, representa o Homo Erectus
III. As imagens I e II representam o Australopithecus.
IV. As imagens I e II representam O Homo Habilis.
Assinale apenas uma alternativa.
Está correta:
a. (   ) I             
b. (   ) II           
c. (   ) III              
d. (   ) IV

3)As marcas da presença humana no Período Paleolítico podem ser vistas até hoje:
a. (   ) em  pinturas rupestres                               
b. (   ) nas esculturas de bronze   
c. (   ) nas cavernas através das plantas locais      
d. (   ) nas esculturas encontradas nas margens dos rios antigos

4). Nesse período, os grupos humanos viviam em estado natural, ou seja, integrados à natureza: coletavam frutos, grãos, raízes, pescavam e caçavam animais:
a. (   )Paleolítico            
b. (   ) Neolítico               
c.(   ) idade dos Metais        
d. (   ) povos americanos
5) Defina o que é:
a) Teoria da Evolução=

b)Teoria da Criação=