Conteúdo da Eletiva “Turismo” Prof.ª Silvana Lopes
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SÉRIE
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CONTEÚDO
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8ªA e B
9º A e B
1º A e B,
2ªA e 3º A
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Atividade 1:
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Você possui um Destino(Lugar) à conhecer?
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A
partir dessa sua escolha feita na sala de aula você fará a seguinte Pesquisa:
Essa pesquisa deverá estar no caderno que você
separou como matéria da Eletiva.
Comanda da Pesquisa:
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Localidade(
Estado,País e continente).
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Temperatura média do ano.
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Temperatura média nas 4 estações do ano.
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Tipos de Clima.
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Economia .Setores da economia
que existem e os que mais se destacam.
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Pontos turísticos,
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Distância
de Planalto até a cidade( País) a ser visitada
·
Melhor época do ano para fazer o
passeio.(Porquê?)
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Moedas de circulação.
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Porque você iria para esse lugar um dia? O que
mais te chama atenção ?
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Atividade 2:
Assista o vídeo 3 Histórias(inspiradoras) de
viajantes pelo Mundo.
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Faça um Perfil Jornalístico de uma das
Histórias que relata o vídeo.
www.youtube.com/watch?v=ORbQ4QP2AIY
02/10/2016 · Mas, cuidado O vídeo de hoje pode te
fazer querer largar tudo e sair por aí em busca de aventura … essas
são 3 Histórias (Inspiradoras) de Viajantes pelo
Mundo. Category
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Duração do Vídeo: 7 min
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Visualizações: 141,2K
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terça-feira, 31 de março de 2020
Conteúdo de Projeto de Vida- Prof.ª Silvana
Lopes
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SÉRIE 3º
Ano A
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CONTEÚDO
* Colocar
seu Diário de convivência em dia .
* Quem não
fez o diário ainda providencie.
* Páginas
a serem feitas (Caso você já tenha feito não há necessidade de fazer de
novo),Página 133,134,135 ,136 e 137.
*Na missão
4 da página 137 faça o Passo 1 e o
passo 2 e registre no seu Diário.
Na pág.(137 e 138)
HISTÓRIAS DE VIDA: COMO VER O MUNDO COM
OUTROS OLHOS?
*Copie o nome da Situação de Aprendizagem e a competência socioemocional a ser
trabalhada nessa atividade no Diário de Convivência.
* Leia a comanda da atividade.
* Faça o item 1, (Essa atividade será individual
e não em trio como fala a comanda).
* Assista o Vídeo sugerido da Malala Yousafzai .
* Como pede na atividade façam um Perfil Jornalístico sobre a vida
dela ou de qualquer outro Jovem
conforme a proposta.
* Façam numa folha separada para ser avaliada .
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Situação de Aprendizagem :
O ENEM
ESTÁ NA BOCA DO POVO
* Copie o nome da Situação de Aprendizagem e a competência socioemocional a ser
trabalhada nessa atividade no Diário de Convivência.
*Faça a atividade 1,2(Desafio relâmpago) e 3.
*Registre no seu Diário.
*O Desafio relâmpago pode me enviar, para que
possa avaliar.
Bons Estudos!!!
Qualquer dúvidas me procure :
Cel(18)996153727
Beijos !!!
Saudades!!!
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8º ano B – Profª
Sheila - Situação de Aprendizagem 01
JORNAL ACONTECE AQUI
SÁBADO, Mogi Guaçu,
01 de fevereiro de 2019 Ano 16 Nº 187 | 1ª
edição, 05 h
VOLTA ÀS AULAS
Na próxima semana milhões de alunos retornam das férias
escolares em todo País
No mês de fevereiro, além das famosas campanhas contra a
Leucemia (fevereiro laranja), o Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia (fevereiro
roxo), também iniciam-se as aulas em, praticamente, todas as escolas de ensino
básico do país. Este ano não será diferente e teremos, na próxima
segunda-feira, dia 3 de fevereiro, cerca de 56 milhões de estudantes retornando
aos bancos escolares. São estudantes das mais diversas regiões do país, com
saberes, vivências e histórias de vida diferenciadas e singulares. Estudantes com
diversas culturas, mas com o mesmo intuito, o de concluir com êxito o ensino
básico. Um retorno que pode gerar ansiedade e expectativa, não é mesmo?
Sobre essa expectativa gerada nos estudantes no início de
mais um ano na escola, conversamos com o Gabriel, que estuda na Escola Estadual
“Bons Pensamentos”. O Gabriel, que tem 12 anos e foi para o 8º ano, disse para
nós que, apesar de não ser um aluno muito aplicado, gosta muito de ir e de
estar na escola, pois convive com os amigos, aprende coisas novas e interessantes.
Quando perguntamos ao Gabriel se ele utiliza transporte para ir à escola, ele
respondeu que não, pois mora bem próximo à escola, então vai caminhando com os
amigos.
Quanto à expectativa para esse início de ano ele está
animado e disse que pretende prestar mais atenção às aulas e estudar mais, pois
já está quase terminando o ensino fundamental e precisa aproveitar o tempo que
está na escola, mas que não está ansioso, porque já conhece muitos colegas da
escola e fica mais fácil voltar.
“Este ano nossa escola aderiu às campanhas em prol da saúde,
em todos os meses do ano os alunos terão contato com campanhas de
conscientização, este mês a luta é contra a Leucemia, Alzheimer, Lúpus e
Fibromialgia, a escola já está cheia de laços laranja e roxo”, disse Ana Lúcia,
diretora da E.E. Bons Pensamentos.
Bom, como você viu, o Gabriel está animado para voltar às
aulas e até prometeu estudar mais. E como será que estão os demais estudantes
que voltam à escola na próxima segunda-feira? E você, que é estudante e está
lendo essa reportagem, está animado para voltar à escola e retomar seus
estudos?
Após a leitura do texto, responda:
1- Quais os assuntos abordados no texto? Espera-se que o
aluno identifique, através da leitura, que o texto aborda a volta as aulas e as
campanhas de prevenção da saúde.
2- Você considera apropriada a publicação desse texto em um
jornal de grande circulação? Explique.
3- Releia o último parágrafo do texto “Volta às aulas”:
“Bom, como você viu, o Gabriel está animado para voltar às
aulas e até prometeu estudar mais. E como será que estão os demais estudantes
que voltam à escola na próxima segunda-feira?
E você, que é estudante e está lendo essa reportagem, está
animado para voltar à escola e retomar seus estudos?”
4- A escolha da construção deste trecho está adequada ao
gênero notícia?
5- No discurso indireto, o narrador transmite a fala de
alguém com suas palavras. Localize no texto um exemplo deste discurso.
6- No texto, “Volta às aulas”, aparece a palavra
“segunda-feira”, leia os versos abaixo e identifique quais palavras são
semelhantes a ela, em sua estrutura composicional.
Situação de
Aprendizagem 02
Sobre trilhos e
trilhas
Texto 1: Para cada carga, um vagão
À medida que a
variedade de cargas transportadas por meio de ferrovias foi aumentando, novos
vagões foram desenvolvidos com base nas particularidades de cada carga.
Para cada tipo de carga, um tipo de vagão. À medida que a
variedade de cargas transportadas por meio de ferrovias foi aumentando, novos
vagões foram desenvolvidos com base nas particularidades de cada carga. Assim,
criou-se uma diversidade de vagões circulando nos trens de carga mundo a fora.
Os minérios, por exemplo, são transportados em vagões gôndolas e nos vagões
hoppers abertos. Produtos ensacados e mercadorias no geral são carregados nos
vagões fechados (também conhecidos como box). Granéis (açúcar, milho, soja,
enxofre, etc.), por sua vez, são levados nos hoppers fechados. E por aí
vai...
Na história mais recente dois personagens têm sido presentes: o
container e o pallet. Tendo em vista a circulação de mercadorias em containers
e em pallets, vagões foram adaptados ou desenvolvidos para suprir a necessidade
desse transporte. No caso dos containers, vagões plataforma foram adaptados e
também foram fabricados os chamados “vagões porta-container”. Para o transporte
dos pallets foram desenvolvidos os vagões “all-door” (também conhecidos como
“sider”, em que a lateral é aberta para permitir o acesso de empilhadeiras ao
interior do vagão, o que garante a movimentação ágil dos pallets.
Autor: Caliel Soares Locatelli
Texto 02: De olho nas imagens:
1- No texto apresentado aparecem algumas palavras
estrangeiras. Com o auxílio do dicionário procure o significado:
Pallet:
Container:
Vagão
Hopper:
Vagão sider
ou all-door:
2- Ampliando o Contexto:
a) Qual o tema abordado no texto 1?
b) Qual o suporte de veiculação? Justifique.
c) Para qual tipo de público essa informação é direcionada?
d)E no texto 2, qual a temática?
e) Qual a relação entre os textos?
f) O texto 2 é uma Notícia ou uma Reportagem? Justifique.
g) Comparando as imagens do texto 2, quais as diferenças
entre os vagões e qual a finalidade de cada um?
3- Aprofundando o Gênero Reportagem:
a) O texto 1: “para cada carga, um vagão” trouxe informações
detalhadas sobre determinado tema. Que informações são essas?
b) Considerando o tema do texto 1, em que outro veículo ele
pode ser publicado? Por quê?
4- Pesquisa temática:
“O trem é um meio de transporte muito versátil, serve
tanto para levar a produção de uma região para outra como para transportar
pessoas.”
Em relação ao transporte sobre trilhos responda:
a) Ele pode ser considerado sustentável? Por quê?
b) Que impactos o aumento ou implantação da malha
ferroviária em grandes cidades pode gerar à mobilidade urbana?
Situação de
Aprendizagem 03
Os Desafios da
Mobilidade Urbana
O problema com mobilidade urbana é um dos grandes desafios
enfrentados pelas grandes cidades do mundo, e, no Brasil, não é diferente. Uma
das soluções para enfrentá-lo é a utilização de diferentes modais de
transporte, reduzindo assim a priorização de carros. Dentre os modais de
transporte mais populares temos a bicicleta, o trem, o metrô e o carro, os
quais não atendem à demanda das grandes cidades. Como alternativa aos modais já
citados, temos o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Bus Rapid Transit (BRT):
• Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - é o veículo que
se utiliza de trilhos para seu deslocamento e é movido à energia elétrica,
gerando assim menos impactos ao meio ambiente, uma vez que utiliza energia
limpa e renovável.
• Bus Rapid Transit (BRT) - é um sistema de ônibus
que comporta maior número de pessoas e circulam em uma via exclusiva, separada
dos outros veículos. Por ser um ônibus convencional usa o diesel como
combustível, que é danoso ao meio ambiente por emitir gás carbônico. Embora
mais poluente o BRT é pelo menos 50% mais barato que o VLT e sua implantação é
mais rápida e fácil.
Para que todo o sistema seja, de fato, eficiente, é
necessário que haja a integração com os outros modais, ou seja, que estações de
trem e metrô, bem como os terminais de ônibus, estejam interligados com o BRT e
o VLT.
1- Ampliando o Contexto:
a) Qual o sistema de transporte que causa menores danos ao
meio ambiente? Por quê?
b) O sistema mais barato é o mais vantajoso? Justifique.
2 – Estudo da Língua:
A) Retorne ao texto “Os desafios da mobilidade urbana” e
analise as palavras enumerando ao seu significado:
(1) Por
(2) Lo
(3) Assim
(4) Uma vez que
(5) Embora
(6) Como
(7) De fato
( ) marca, no texto
uma relação de ênfase.
( ) marca, no texto,
uma relação de exemplificação.
( ) marca, no texto,
uma relação de oposição.
( ) marca, no texto,
uma relação de conclusão.
( ) marca, no texto,
uma relação de consequência.
( ) retoma, no
texto, o problema com a mobilidade urbana.
( ) marca, no texto,
uma relação de explicação.
B) Retire do texto outros 2 articuladores coesivos como os
do exemplo e escreva a sua relação.
C) Leia os fragmentos a seguir e responda:
“Os minérios, por exemplo, são transportados em
vagões gôndolas e nos vagões hoppers abertos”
• Que tipo de relação estabelece a expressão
destacada? Explique.
“O problema com mobilidade urbana é um dos grandes desafios
enfrentados pelas grandes cidades do mundo, e, no Brasil, não é diferente”.
• Que tipo de relação estabelece a expressão destacada?
Explique.
3- Releia os textos “Para cada carga, um vagão” e “Os
desafios da mobilidade urbana”, grife os verbos em cada um dos textos e
preencha a tabela a seguir escrevendo alguns verbos e suas flexões:
Lembrete:
Formas Nominais do Verbo: Infinitivo, Gerúndio e
Particípio
Modos Verbais: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.
Tempos do Indicativo: Presente, Pretérito Perfeito,
Pretérito Imperfeito,
Pretérito mais-que-perfeito, Futuro do Presente e Futuro do
Pretérito.
Tempos do Subjuntivo: Presente, Pretérito Imperfeito
e Futuro.
Imperativo: Afirmativo ou Negativo.
Verbo
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Forma Nominal
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Tempo Verbal
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Modo
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Situação de
Aprendizagem 04
O jornalismo
propositivo
JORNAL ACONTECE AQUI
SÁBADO, Curralina, 16
de Fevereiro de 2019 | Ano 16 Nº 187 | 1ª edição, 05 h
PESSOAS MORREM
APÓS DESCARRILAMENTO DE TREM NO INTERIOR DE SP
Pelo menos seis
pessoas morreram e oito ficaram feridas após descarrilamento de composição que
transportava grãos de café
Sete vagões carregados de grãos de café descarrilaram na
tarde de ontem (15) em Curralina, 410 km da capital Oeste. Os vagões caíram
sobre diversas casas na zona urbana e equipes de resgate dos Bombeiros e Defesa
Civil ainda trabalham no local em busca de vítimas sob os escombros.
O
acidente ocorreu às 13 horas, na altura do cruzamento das ruas 98 e 102, no
bairro Vitorino de La Sierra, próximo ao centro da cidade. No local não há
muros de proteção entre a malha ferroviária e as casas, que ficam a menos de 20
metros onde passam as composições.
Segundo relatos de moradores, o trem trafegava em velocidade acima da
normal antes de descarrilar e que diversos dormentes dos trilhos estavam
apodrecidos há muito tempo. “É uma irresponsabilidade o que ocorreu aqui hoje,
pessoas morreram, perdi dois amigos, um deles até havia alertado sobre o problema
na malha e nada foi feito”, disse o senhor JAF, 57 anos, antigo morador do
bairro.
“Cobraremos uma resposta dos responsáveis, queremos saber por que o trem
estava tão rápido e por que após descarrilar o trem não parou a ponto de quase
atravessar para outro lado da quadra”, disse AFG, 37 anos.
O Corpo de Bombeiros
ainda busca por sobreviventes sob as ferragens e toneladas de grãos de café.
Segundo o coronel Sérgio Peralta, comandante da corporação, havia ainda corpos
para serem resgatados. As equipes de regaste trabalham com caminhões e máquinas
retroescavadeiras para retirar os entulhos e liberar os corpos. A expectativa é
que, a partir das 15:00 horas, um guindaste auxilie na retirada dos vagões para
facilitar as buscas.
Após a tragédia diversos moradores se reuniram para debater a situação e
para elaborar um documento, cobrando explicações e respostas sobre o ocorrido.
Fonte: Equipe de redação do Jornal Acontece Aqui
1- Ampliando o Contexto:
Diante do fatídico acontecimento com o descarrilamento de um
trem de cargas, noticiado pelo jornal da cidade, imagine que você é um dos
moradores da vizinhança e gostaria de saber os motivos do acidente. Complete a
carta que exige as devidas:
8ºano B- Profª
Sheia - Situação de Aprendizagem 01
Sociedade Conscientizada
- Uso de
tecnologia: uma questão de consciência
a) Quais são as características deste cartaz que o inclui
numa campanha de conscientização?
b) Qual é a importância para a escola a produção e
divulgação de propagandas de conscientização como essa?
c) Considerando a importância deste cartaz, quais seriam os
meios indicados de circulação?
d) Quem é o público-alvo desta campanha?
e) Observe os elementos que compõem o cartaz (elementos
verbais e não verbais). Quais elementos foram utilizados para transmitir a
mensagem em relação à sua intencionalidade?
2. Observe as figuras e assinale (V) Verdadeiro ou (F)
Falso:
De acordo com a leitura das imagens é possível perceber que:
( ) A Figura 2
contém hiperlinks que aprofundam o tema estudado na Figura 1.
( ) As setas 1, 2,
3 e 4 da Figura 3 são hiperlinks e apontam para lugares diversos na Web.
( ) A seta 3 da
Figura 3 aponta o link para baixar a versão em .pdf da revista.
( ) A seta 1 da
Figura 3 aponta para o acesso aos currículos dos autores da revista.
2- Leia os textos 1 e 2 para realizar as atividades abaixo.
Texto 1: Os 7
Pecados Capitais
CALÚNIA: Afirmar que a vítima praticou ato criminoso
em perfis de redes sociais e grupos de mensagens.
DIFAMAÇÃO: Postar em páginas de redes sociais e
grupos de mensagens informações que atinjam a honra da vítima.
INJÚRIA: Qualquer opinião pessoal de uma pessoa em
relação a outra que seja depreciativa em redes sociais.
AMEAÇA: Receber qualquer tipo de ameaça via mensagem
inbox ou mensagens de texto via celular.
CONSTRANGIMENTO ILEGAL: Tentar obrigar alguém a fazer
ou deixar de fazer alguma coisa em meio virtual, por exemplo, ameaçar uma
pessoa para que ela ligue a webcam.
FALSA IDENTIDADE: Utilização de perfis falsos para
entrar em sites de relacionamento ou usar a foto de um desafeto para criar
perfil falso.
PERTUBAR A TRANQUILIDADE: O envio de mensagens
incômodas ou insistentes
Texto 2: Suicídio
digital.
Marcos R. Ferreira
Andar pelas ruas, pegar o ônibus, fazer compras, ir ao
cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do celular, em alguns casos
quase como uma extensão do próprio corpo. Nenhuma dessas atividades,
aparentemente simples, está imune à existência dele. Imersas em um mundo quase
utópico, caminham as pessoas, comprometidas com uma realidade que aparenta não
dialogar de forma explícita com as relações de convívio humanas. Mas o que
caracterizaria, então, as tais relações citadas? Muitas pessoas discorrem sobre
a solidão que sentem, mesmo estando cercadas de pessoas em suas redes,
compartilhando cada passo realizado durante o dia. Compartilhar virou sinônimo
de estar presente, de encarar um personagem virtual que deveria ser um
simulacro daquilo que se é na realidade.
Fotos selecionadas
no Instagram, feitas com o auxílio dos mais potentes filtros; discursos de
ódio, construídos a partir de uma ignorância meticulosamente encorajada pelos
donos do poder instituído, no Facebook; frases racistas e homofóbicas
destiladas no Twitter; fake news distribuídas como verdades absolutas pelo
WhatsApp... Perfis falsos criados especialmente para atrair pretendentes no
Tinder...
Tudo isso, e a
percepção sobre tais coisas, têm encorajado um número cada vez maior de pessoas
a cometerem o chamado suicídio digital, ou seja, um procedimento que
possibilita desaparecer do mundo virtual. É possível apagar as contas das redes
sociais e também solicitar aos mecanismos de busca e pesquisa, como o Google,
por exemplo, que os dados que possibilitam rastrear as trajetórias no universo
online do interessado sejam efetivamente deletados. Tentar retomar a realidade
e efetivamente viver, sem filtros. Decisão complicada quando nosso dia é tomado
pela participação efetiva em redes sociais, compartilhando sonhos, ideias e
perfis falsos, tentando acreditar que somos aquilo que gostamos de teclar.
Poucas pessoas relacionam-se com as redes sociais sem serem tragadas
para um universo digital paralelo. O sociólogo e filósofo polonês Zygmunt
Baumann, em seu livro “A modernidade líquida”, trata da ideia do sujeito
líquido, ou seja, aquele em que inúmeras identidades se manifestam em momentos
diferentes. Esse conceito se aplica perfeitamente à construção de uma
identidade fragmentada que podemos observar nas pessoas que são usuárias de
várias redes sociais. É relativamente simples viver uma fantasia de poder e
empoderamento através da navegação online.
Decidir
então, por afastar-se desse universo torna-se muito difícil, principalmente
para a geração dos denominados nativos digitais, que possuem uma relação muito
mais imbricada ao uso das ferramentas tecnológicas. Libertar-se, portanto, de
uma vida regrada por uma dependência à participação em um mundo virtual
significa amadurecer a ideia de conviver de forma mais simples, mais
humana.
Obviamente não
significa distanciar-se da tecnologia ou algo nesse sentido, mas deixar de
expor publicamente suas escolhas e sua vida como algo natural. Claro que se a
vida da pessoa se baseia 100% em articulações presentes no mundo digital, é preciso verificar as
consequências que um sumiço das redes pode proporcionar. Ter milhares de amigos
nas redes sociais e ninguém para conversar pessoalmente, em um barzinho, ou
mesmo em casa. Coisa de gente velha? Coisa obsoleta já que é possível trocar
impressões via redes digitais? Pode ser... Ou não...
Retomando a ideia de identidade fragmentada, somos seres múltiplos, mas
a identidade de cada um é particular e única. Criar no meio digital uma ilusão
a respeito do que somos, em algum momento, nos colocará em situações difíceis
de resolver. Além disso, ao associar-se a uma rede qualquer, nossa privacidade
deixa de existir, e podemos ser expostos a qualquer momento a toda sorte de
situações.
Nesse caso, cometer o chamado suicídio digital pode ser uma boa saída para
tentar ter uma vida real, mais saudável e verdadeiramente próxima de nossa
família e amigos.
Vocabulário:
Utópico: fantasia, sonho.
Simulacro:
aparência, coisa que vagamente se assemelha a outra ou a traz à ideia. Nativos
digitais: são as pessoas que nasceram e cresceram com as tecnologias
digitais presentes em nossa vivência. Tecnologias como videogames, internet,
telefone celular, etc.
Ampliando o Contexto:
a) O texto possibilita o leitor a refletir sobre o uso das
tecnologias no cotidiano das pessoas. Após a leitura do texto, transcreva
trechos que demonstram o motivo pelo qual as pessoas têm recorrido ao suicídio
digital?
b) No trecho “Andar pelas ruas, pegar o ônibus, fazer
compras, ir ao cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do celular, em
alguns casos quase como uma extensão do próprio corpo. “Nenhuma dessas
atividades, aparentemente simples, está imune à existência dele”, a
palavra destacada refere-se a:
(a) ônibus.
(b) cinema.
(c) celular.
(d) corpo.
c) No trecho “Coisa obsoleta...” a palavra
grifada tem o sentido de:
(a) inútil.
(b) nova.
(c) ultrapassada.
(d) contemporânea.
d) Segundo o autor, o “suicídio digital” é definido
como:
(a) a tentativa de retomar a realidade sem compartilhar
ideias e perfis falsos.
(b) um procedimento que possibilita desaparecer do mundo
virtual.
(c) a possibilidade de rastrear as trajetórias no universo
online.
(d) a possibilidade de apagar as contas das redes sociais.
e) No trecho “Andar pelas ruas, pegar o ônibus,
fazer compras, ir ao cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do
celular, em alguns casos quase como uma extensão do próprio corpo. Nenhuma
dessas atividades, aparentemente simples, está inume a existência dele.”, aparece
respectivamente:
(a) fato – opinião – opinião
(b) fato – opinião – fato
(c) opinião – opinião – fato
(d) opinião – fato – fato
f) Segundo o autor, é possível criar perfis falsos para
atrair pessoas nas redes sociais. Quais cuidados você considera que sejam
necessários para se proteger no ambiente virtual?
g) Vivemos em uma era em que é possível verificar a
disseminação de fake news. Que dicas você daria para o usuário identificá-las
nas redes sociais?
h) Escreva a relação existente entre o texto 1 e o 2.
i) No texto 1 alguns símbolos fazem referência a pelo menos
dois temas. Quais temas são estes e quais os respectivos símbolos?
j) A partir da leitura do texto 1 (7 pecados virtuais) e do
texto 2 (Suicídio digital). É possível afirmar que um suicídio virtual pode ser
consequência dos pecados virtuais? Explique.
k) O texto 1 nomeia determinadas condutas na internet como
“pecado”, você concorda? Que outro termo poderia ser inserido no lugar? Por
quê?
l) Observe as definições a seguir:
Marcas asseverativas: podem ser afirmativas
(evidentemente, obviamente, claro etc.) ou negativas (de forma alguma, de jeito
nenhum etc.).
Marcas quase asseverativas: indicam ideia de dúvida
(provavelmente, possivelmente, supostamente etc.)
a) Localize no Texto 2 (“Suicídio digital”) exemplos de
• Marcas asseverativas.
• Marcas quase asseverativas.
b) Explique qual é o efeito de sentido que essas marcas
provocam no texto.
Situação de
Aprendizagem 02
Campanha Comunitária
Texto 1 – Calendário de Saúde
O texto da atividade abaixo, fez referência a campanhas da
saúde, especificamente as do mês de fevereiro. Observe o calendário completo na
campanha publicitária a seguir e responda:
a) Qual o público alvo da campanha?
b) Qual mês possui o maior número de campanhas?
c) Quais os meses possuem menor número de campanhas?
d) Observe elementos verbais e não verbais que compõem o
calendário da saúde e responda:
Na parte de cima do cartaz há uma expressão que chama a
atenção do leitor.
- Que frase é esta? Qual relação existe entre as cores
usadas e os símbolos encontrados no final dela?
▪ O que representa os números e os laços?
▪ Qual a função e o significado do coração e do triângulo na
campanha? Qual o motivo da escolha das cores em cada?
▪ A cruz branca dentro do coração, faz referência a quê?
▪ Você conseguiu compreender totalmente o calendário da
saúde apenas com as informações contidas nele, está faltando algo? Explique.
2- Enigma do Calendário:
Observando a imagem da campanha publicitária e as dicas
abaixo complete a tabela com a cor de cada campanha de prevenção à saúde:
(a) A campanha de prevenção ao câncer infanto-juvenil ocorre
duas vezes ao ano e a sua cor é a mesma do mês 8.
(b) As cores das campanhas de prevenção do último mês de ano
são iguais as do mês que corresponde a metade do ano. A cor laranja do mês do
Papai Noel se refere a uma doença que pode estar relacionada a uma exagerada
exposição ao sol. Já a cor vermelha do mês dos namorados faz uma campanha muito
importante, mas que coloca medo em quem tem medo de agulha.
(c) A cor da campanha de prevenção a doenças
cardiovasculares é a mesma da doação de sangue e da Aids.
(d) A cor da campanha de prevenção a fibrose cística é a
mesma que se repete no mês um e dois.
(e) A cor da campanha pela saúde e segurança no trabalho é
igual a uma das cores do mês nove, mas não é a de prevenção a fibrose cística,
nem de câncer infanto-juvenil, nem de doenças cardiovasculares e nem a de
prevenção ao suicídio.
Situação de
Aprendizagem 03
Propaganda
1- Qual a tipologia do texto em estudo?
2- O objetivo do texto é
(a) promover uma ideia.
(b) motivar os clientes a visitarem a empresa Aurora.
(c) vender um produtor.
(d) falar sobre a importância de uma boa alimentação.
3- Escreva a frase impacto da propaganda.
4- Qual a importância da personagem escolhida (Guga
Kuerte, ex-tenista brasileiro famoso) para apresentar o produto da empresa
Aurora?
5- Que tipo de linguagem é predominante no texto?
(a) Literária.
(b) Verbal e não verbal.
(c) Subjetiva.
(d) Formal e informal.
6- Escreva a logomarca da propaganda.
7- Escreva o slogan da propaganda.
8- Como os recursos gráficos (imagens) contribuem para o
sucesso da propaganda?
9- O anúncio publicitário é direcionado principalmente
(a) aos jovens.
(b) aos adultos.
(c) às crianças.
d) aos idosos.
10- O texto em estudo é um exemplo de gênero
(a) publicitário.
(b) informativo.
(c) classificado.
(d) notícia.
Situação de
Aprendizagem 04
Campanha Comunitária
Campanha Comunitária
1
Campanha Comunitária
2
Ampliando o Contexto:
(a) Qual o tema relevante escolhido para esta campanha
comunitária?
(b) A qual público a campanha está destinada?
© Qual objetivo e/ou finalidade desta campanha?
(d) Quais argumentos serão utilizados para convencer os
leitores a participar da campanha?
(e) Quais imagens serão utilizadas na campanha?
(e) Quais veículos ou suportes de circulação que esta
campanha pode ser apresentada?
(f) Por que este gênero recebe o nome de campanha
comunitária?
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