8ºano B- Profª
Sheia - Situação de Aprendizagem 01
Sociedade Conscientizada
- Uso de
tecnologia: uma questão de consciência
a) Quais são as características deste cartaz que o inclui
numa campanha de conscientização?
b) Qual é a importância para a escola a produção e
divulgação de propagandas de conscientização como essa?
c) Considerando a importância deste cartaz, quais seriam os
meios indicados de circulação?
d) Quem é o público-alvo desta campanha?
e) Observe os elementos que compõem o cartaz (elementos
verbais e não verbais). Quais elementos foram utilizados para transmitir a
mensagem em relação à sua intencionalidade?
2. Observe as figuras e assinale (V) Verdadeiro ou (F)
Falso:
De acordo com a leitura das imagens é possível perceber que:
( ) A Figura 2
contém hiperlinks que aprofundam o tema estudado na Figura 1.
( ) As setas 1, 2,
3 e 4 da Figura 3 são hiperlinks e apontam para lugares diversos na Web.
( ) A seta 3 da
Figura 3 aponta o link para baixar a versão em .pdf da revista.
( ) A seta 1 da
Figura 3 aponta para o acesso aos currículos dos autores da revista.
2- Leia os textos 1 e 2 para realizar as atividades abaixo.
Texto 1: Os 7
Pecados Capitais
CALÚNIA: Afirmar que a vítima praticou ato criminoso
em perfis de redes sociais e grupos de mensagens.
DIFAMAÇÃO: Postar em páginas de redes sociais e
grupos de mensagens informações que atinjam a honra da vítima.
INJÚRIA: Qualquer opinião pessoal de uma pessoa em
relação a outra que seja depreciativa em redes sociais.
AMEAÇA: Receber qualquer tipo de ameaça via mensagem
inbox ou mensagens de texto via celular.
CONSTRANGIMENTO ILEGAL: Tentar obrigar alguém a fazer
ou deixar de fazer alguma coisa em meio virtual, por exemplo, ameaçar uma
pessoa para que ela ligue a webcam.
FALSA IDENTIDADE: Utilização de perfis falsos para
entrar em sites de relacionamento ou usar a foto de um desafeto para criar
perfil falso.
PERTUBAR A TRANQUILIDADE: O envio de mensagens
incômodas ou insistentes
Texto 2: Suicídio
digital.
Marcos R. Ferreira
Andar pelas ruas, pegar o ônibus, fazer compras, ir ao
cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do celular, em alguns casos
quase como uma extensão do próprio corpo. Nenhuma dessas atividades,
aparentemente simples, está imune à existência dele. Imersas em um mundo quase
utópico, caminham as pessoas, comprometidas com uma realidade que aparenta não
dialogar de forma explícita com as relações de convívio humanas. Mas o que
caracterizaria, então, as tais relações citadas? Muitas pessoas discorrem sobre
a solidão que sentem, mesmo estando cercadas de pessoas em suas redes,
compartilhando cada passo realizado durante o dia. Compartilhar virou sinônimo
de estar presente, de encarar um personagem virtual que deveria ser um
simulacro daquilo que se é na realidade.
Fotos selecionadas
no Instagram, feitas com o auxílio dos mais potentes filtros; discursos de
ódio, construídos a partir de uma ignorância meticulosamente encorajada pelos
donos do poder instituído, no Facebook; frases racistas e homofóbicas
destiladas no Twitter; fake news distribuídas como verdades absolutas pelo
WhatsApp... Perfis falsos criados especialmente para atrair pretendentes no
Tinder...
Tudo isso, e a
percepção sobre tais coisas, têm encorajado um número cada vez maior de pessoas
a cometerem o chamado suicídio digital, ou seja, um procedimento que
possibilita desaparecer do mundo virtual. É possível apagar as contas das redes
sociais e também solicitar aos mecanismos de busca e pesquisa, como o Google,
por exemplo, que os dados que possibilitam rastrear as trajetórias no universo
online do interessado sejam efetivamente deletados. Tentar retomar a realidade
e efetivamente viver, sem filtros. Decisão complicada quando nosso dia é tomado
pela participação efetiva em redes sociais, compartilhando sonhos, ideias e
perfis falsos, tentando acreditar que somos aquilo que gostamos de teclar.
Poucas pessoas relacionam-se com as redes sociais sem serem tragadas
para um universo digital paralelo. O sociólogo e filósofo polonês Zygmunt
Baumann, em seu livro “A modernidade líquida”, trata da ideia do sujeito
líquido, ou seja, aquele em que inúmeras identidades se manifestam em momentos
diferentes. Esse conceito se aplica perfeitamente à construção de uma
identidade fragmentada que podemos observar nas pessoas que são usuárias de
várias redes sociais. É relativamente simples viver uma fantasia de poder e
empoderamento através da navegação online.
Decidir
então, por afastar-se desse universo torna-se muito difícil, principalmente
para a geração dos denominados nativos digitais, que possuem uma relação muito
mais imbricada ao uso das ferramentas tecnológicas. Libertar-se, portanto, de
uma vida regrada por uma dependência à participação em um mundo virtual
significa amadurecer a ideia de conviver de forma mais simples, mais
humana.
Obviamente não
significa distanciar-se da tecnologia ou algo nesse sentido, mas deixar de
expor publicamente suas escolhas e sua vida como algo natural. Claro que se a
vida da pessoa se baseia 100% em articulações presentes no mundo digital, é preciso verificar as
consequências que um sumiço das redes pode proporcionar. Ter milhares de amigos
nas redes sociais e ninguém para conversar pessoalmente, em um barzinho, ou
mesmo em casa. Coisa de gente velha? Coisa obsoleta já que é possível trocar
impressões via redes digitais? Pode ser... Ou não...
Retomando a ideia de identidade fragmentada, somos seres múltiplos, mas
a identidade de cada um é particular e única. Criar no meio digital uma ilusão
a respeito do que somos, em algum momento, nos colocará em situações difíceis
de resolver. Além disso, ao associar-se a uma rede qualquer, nossa privacidade
deixa de existir, e podemos ser expostos a qualquer momento a toda sorte de
situações.
Nesse caso, cometer o chamado suicídio digital pode ser uma boa saída para
tentar ter uma vida real, mais saudável e verdadeiramente próxima de nossa
família e amigos.
Vocabulário:
Utópico: fantasia, sonho.
Simulacro:
aparência, coisa que vagamente se assemelha a outra ou a traz à ideia. Nativos
digitais: são as pessoas que nasceram e cresceram com as tecnologias
digitais presentes em nossa vivência. Tecnologias como videogames, internet,
telefone celular, etc.
Ampliando o Contexto:
a) O texto possibilita o leitor a refletir sobre o uso das
tecnologias no cotidiano das pessoas. Após a leitura do texto, transcreva
trechos que demonstram o motivo pelo qual as pessoas têm recorrido ao suicídio
digital?
b) No trecho “Andar pelas ruas, pegar o ônibus, fazer
compras, ir ao cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do celular, em
alguns casos quase como uma extensão do próprio corpo. “Nenhuma dessas
atividades, aparentemente simples, está imune à existência dele”, a
palavra destacada refere-se a:
(a) ônibus.
(b) cinema.
(c) celular.
(d) corpo.
c) No trecho “Coisa obsoleta...” a palavra
grifada tem o sentido de:
(a) inútil.
(b) nova.
(c) ultrapassada.
(d) contemporânea.
d) Segundo o autor, o “suicídio digital” é definido
como:
(a) a tentativa de retomar a realidade sem compartilhar
ideias e perfis falsos.
(b) um procedimento que possibilita desaparecer do mundo
virtual.
(c) a possibilidade de rastrear as trajetórias no universo
online.
(d) a possibilidade de apagar as contas das redes sociais.
e) No trecho “Andar pelas ruas, pegar o ônibus,
fazer compras, ir ao cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do
celular, em alguns casos quase como uma extensão do próprio corpo. Nenhuma
dessas atividades, aparentemente simples, está inume a existência dele.”, aparece
respectivamente:
(a) fato – opinião – opinião
(b) fato – opinião – fato
(c) opinião – opinião – fato
(d) opinião – fato – fato
f) Segundo o autor, é possível criar perfis falsos para
atrair pessoas nas redes sociais. Quais cuidados você considera que sejam
necessários para se proteger no ambiente virtual?
g) Vivemos em uma era em que é possível verificar a
disseminação de fake news. Que dicas você daria para o usuário identificá-las
nas redes sociais?
h) Escreva a relação existente entre o texto 1 e o 2.
i) No texto 1 alguns símbolos fazem referência a pelo menos
dois temas. Quais temas são estes e quais os respectivos símbolos?
j) A partir da leitura do texto 1 (7 pecados virtuais) e do
texto 2 (Suicídio digital). É possível afirmar que um suicídio virtual pode ser
consequência dos pecados virtuais? Explique.
k) O texto 1 nomeia determinadas condutas na internet como
“pecado”, você concorda? Que outro termo poderia ser inserido no lugar? Por
quê?
l) Observe as definições a seguir:
Marcas asseverativas: podem ser afirmativas
(evidentemente, obviamente, claro etc.) ou negativas (de forma alguma, de jeito
nenhum etc.).
Marcas quase asseverativas: indicam ideia de dúvida
(provavelmente, possivelmente, supostamente etc.)
a) Localize no Texto 2 (“Suicídio digital”) exemplos de
• Marcas asseverativas.
• Marcas quase asseverativas.
b) Explique qual é o efeito de sentido que essas marcas
provocam no texto.
Situação de
Aprendizagem 02
Campanha Comunitária
Texto 1 – Calendário de Saúde
O texto da atividade abaixo, fez referência a campanhas da
saúde, especificamente as do mês de fevereiro. Observe o calendário completo na
campanha publicitária a seguir e responda:
a) Qual o público alvo da campanha?
b) Qual mês possui o maior número de campanhas?
c) Quais os meses possuem menor número de campanhas?
d) Observe elementos verbais e não verbais que compõem o
calendário da saúde e responda:
Na parte de cima do cartaz há uma expressão que chama a
atenção do leitor.
- Que frase é esta? Qual relação existe entre as cores
usadas e os símbolos encontrados no final dela?
▪ O que representa os números e os laços?
▪ Qual a função e o significado do coração e do triângulo na
campanha? Qual o motivo da escolha das cores em cada?
▪ A cruz branca dentro do coração, faz referência a quê?
▪ Você conseguiu compreender totalmente o calendário da
saúde apenas com as informações contidas nele, está faltando algo? Explique.
2- Enigma do Calendário:
Observando a imagem da campanha publicitária e as dicas
abaixo complete a tabela com a cor de cada campanha de prevenção à saúde:
(a) A campanha de prevenção ao câncer infanto-juvenil ocorre
duas vezes ao ano e a sua cor é a mesma do mês 8.
(b) As cores das campanhas de prevenção do último mês de ano
são iguais as do mês que corresponde a metade do ano. A cor laranja do mês do
Papai Noel se refere a uma doença que pode estar relacionada a uma exagerada
exposição ao sol. Já a cor vermelha do mês dos namorados faz uma campanha muito
importante, mas que coloca medo em quem tem medo de agulha.
(c) A cor da campanha de prevenção a doenças
cardiovasculares é a mesma da doação de sangue e da Aids.
(d) A cor da campanha de prevenção a fibrose cística é a
mesma que se repete no mês um e dois.
(e) A cor da campanha pela saúde e segurança no trabalho é
igual a uma das cores do mês nove, mas não é a de prevenção a fibrose cística,
nem de câncer infanto-juvenil, nem de doenças cardiovasculares e nem a de
prevenção ao suicídio.
Situação de
Aprendizagem 03
Propaganda
1- Qual a tipologia do texto em estudo?
2- O objetivo do texto é
(a) promover uma ideia.
(b) motivar os clientes a visitarem a empresa Aurora.
(c) vender um produtor.
(d) falar sobre a importância de uma boa alimentação.
3- Escreva a frase impacto da propaganda.
4- Qual a importância da personagem escolhida (Guga
Kuerte, ex-tenista brasileiro famoso) para apresentar o produto da empresa
Aurora?
5- Que tipo de linguagem é predominante no texto?
(a) Literária.
(b) Verbal e não verbal.
(c) Subjetiva.
(d) Formal e informal.
6- Escreva a logomarca da propaganda.
7- Escreva o slogan da propaganda.
8- Como os recursos gráficos (imagens) contribuem para o
sucesso da propaganda?
9- O anúncio publicitário é direcionado principalmente
(a) aos jovens.
(b) aos adultos.
(c) às crianças.
d) aos idosos.
10- O texto em estudo é um exemplo de gênero
(a) publicitário.
(b) informativo.
(c) classificado.
(d) notícia.
Situação de
Aprendizagem 04
Campanha Comunitária
Campanha Comunitária
1
Campanha Comunitária
2
Ampliando o Contexto:
(a) Qual o tema relevante escolhido para esta campanha
comunitária?
(b) A qual público a campanha está destinada?
© Qual objetivo e/ou finalidade desta campanha?
(d) Quais argumentos serão utilizados para convencer os
leitores a participar da campanha?
(e) Quais imagens serão utilizadas na campanha?
(e) Quais veículos ou suportes de circulação que esta
campanha pode ser apresentada?
(f) Por que este gênero recebe o nome de campanha
comunitária?
Nenhum comentário:
Postar um comentário