8º ano B – Profª
Sheila - Situação de Aprendizagem 01
JORNAL ACONTECE AQUI
SÁBADO, Mogi Guaçu,
01 de fevereiro de 2019 Ano 16 Nº 187 | 1ª
edição, 05 h
VOLTA ÀS AULAS
Na próxima semana milhões de alunos retornam das férias
escolares em todo País
No mês de fevereiro, além das famosas campanhas contra a
Leucemia (fevereiro laranja), o Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia (fevereiro
roxo), também iniciam-se as aulas em, praticamente, todas as escolas de ensino
básico do país. Este ano não será diferente e teremos, na próxima
segunda-feira, dia 3 de fevereiro, cerca de 56 milhões de estudantes retornando
aos bancos escolares. São estudantes das mais diversas regiões do país, com
saberes, vivências e histórias de vida diferenciadas e singulares. Estudantes com
diversas culturas, mas com o mesmo intuito, o de concluir com êxito o ensino
básico. Um retorno que pode gerar ansiedade e expectativa, não é mesmo?
Sobre essa expectativa gerada nos estudantes no início de
mais um ano na escola, conversamos com o Gabriel, que estuda na Escola Estadual
“Bons Pensamentos”. O Gabriel, que tem 12 anos e foi para o 8º ano, disse para
nós que, apesar de não ser um aluno muito aplicado, gosta muito de ir e de
estar na escola, pois convive com os amigos, aprende coisas novas e interessantes.
Quando perguntamos ao Gabriel se ele utiliza transporte para ir à escola, ele
respondeu que não, pois mora bem próximo à escola, então vai caminhando com os
amigos.
Quanto à expectativa para esse início de ano ele está
animado e disse que pretende prestar mais atenção às aulas e estudar mais, pois
já está quase terminando o ensino fundamental e precisa aproveitar o tempo que
está na escola, mas que não está ansioso, porque já conhece muitos colegas da
escola e fica mais fácil voltar.
“Este ano nossa escola aderiu às campanhas em prol da saúde,
em todos os meses do ano os alunos terão contato com campanhas de
conscientização, este mês a luta é contra a Leucemia, Alzheimer, Lúpus e
Fibromialgia, a escola já está cheia de laços laranja e roxo”, disse Ana Lúcia,
diretora da E.E. Bons Pensamentos.
Bom, como você viu, o Gabriel está animado para voltar às
aulas e até prometeu estudar mais. E como será que estão os demais estudantes
que voltam à escola na próxima segunda-feira? E você, que é estudante e está
lendo essa reportagem, está animado para voltar à escola e retomar seus
estudos?
Após a leitura do texto, responda:
1- Quais os assuntos abordados no texto? Espera-se que o
aluno identifique, através da leitura, que o texto aborda a volta as aulas e as
campanhas de prevenção da saúde.
2- Você considera apropriada a publicação desse texto em um
jornal de grande circulação? Explique.
3- Releia o último parágrafo do texto “Volta às aulas”:
“Bom, como você viu, o Gabriel está animado para voltar às
aulas e até prometeu estudar mais. E como será que estão os demais estudantes
que voltam à escola na próxima segunda-feira?
E você, que é estudante e está lendo essa reportagem, está
animado para voltar à escola e retomar seus estudos?”
4- A escolha da construção deste trecho está adequada ao
gênero notícia?
5- No discurso indireto, o narrador transmite a fala de
alguém com suas palavras. Localize no texto um exemplo deste discurso.
6- No texto, “Volta às aulas”, aparece a palavra
“segunda-feira”, leia os versos abaixo e identifique quais palavras são
semelhantes a ela, em sua estrutura composicional.
Situação de
Aprendizagem 02
Sobre trilhos e
trilhas
Texto 1: Para cada carga, um vagão
À medida que a
variedade de cargas transportadas por meio de ferrovias foi aumentando, novos
vagões foram desenvolvidos com base nas particularidades de cada carga.
Para cada tipo de carga, um tipo de vagão. À medida que a
variedade de cargas transportadas por meio de ferrovias foi aumentando, novos
vagões foram desenvolvidos com base nas particularidades de cada carga. Assim,
criou-se uma diversidade de vagões circulando nos trens de carga mundo a fora.
Os minérios, por exemplo, são transportados em vagões gôndolas e nos vagões
hoppers abertos. Produtos ensacados e mercadorias no geral são carregados nos
vagões fechados (também conhecidos como box). Granéis (açúcar, milho, soja,
enxofre, etc.), por sua vez, são levados nos hoppers fechados. E por aí
vai...
Na história mais recente dois personagens têm sido presentes: o
container e o pallet. Tendo em vista a circulação de mercadorias em containers
e em pallets, vagões foram adaptados ou desenvolvidos para suprir a necessidade
desse transporte. No caso dos containers, vagões plataforma foram adaptados e
também foram fabricados os chamados “vagões porta-container”. Para o transporte
dos pallets foram desenvolvidos os vagões “all-door” (também conhecidos como
“sider”, em que a lateral é aberta para permitir o acesso de empilhadeiras ao
interior do vagão, o que garante a movimentação ágil dos pallets.
Autor: Caliel Soares Locatelli
Texto 02: De olho nas imagens:
1- No texto apresentado aparecem algumas palavras
estrangeiras. Com o auxílio do dicionário procure o significado:
Pallet:
Container:
Vagão
Hopper:
Vagão sider
ou all-door:
2- Ampliando o Contexto:
a) Qual o tema abordado no texto 1?
b) Qual o suporte de veiculação? Justifique.
c) Para qual tipo de público essa informação é direcionada?
d)E no texto 2, qual a temática?
e) Qual a relação entre os textos?
f) O texto 2 é uma Notícia ou uma Reportagem? Justifique.
g) Comparando as imagens do texto 2, quais as diferenças
entre os vagões e qual a finalidade de cada um?
3- Aprofundando o Gênero Reportagem:
a) O texto 1: “para cada carga, um vagão” trouxe informações
detalhadas sobre determinado tema. Que informações são essas?
b) Considerando o tema do texto 1, em que outro veículo ele
pode ser publicado? Por quê?
4- Pesquisa temática:
“O trem é um meio de transporte muito versátil, serve
tanto para levar a produção de uma região para outra como para transportar
pessoas.”
Em relação ao transporte sobre trilhos responda:
a) Ele pode ser considerado sustentável? Por quê?
b) Que impactos o aumento ou implantação da malha
ferroviária em grandes cidades pode gerar à mobilidade urbana?
Situação de
Aprendizagem 03
Os Desafios da
Mobilidade Urbana
O problema com mobilidade urbana é um dos grandes desafios
enfrentados pelas grandes cidades do mundo, e, no Brasil, não é diferente. Uma
das soluções para enfrentá-lo é a utilização de diferentes modais de
transporte, reduzindo assim a priorização de carros. Dentre os modais de
transporte mais populares temos a bicicleta, o trem, o metrô e o carro, os
quais não atendem à demanda das grandes cidades. Como alternativa aos modais já
citados, temos o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Bus Rapid Transit (BRT):
• Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - é o veículo que
se utiliza de trilhos para seu deslocamento e é movido à energia elétrica,
gerando assim menos impactos ao meio ambiente, uma vez que utiliza energia
limpa e renovável.
• Bus Rapid Transit (BRT) - é um sistema de ônibus
que comporta maior número de pessoas e circulam em uma via exclusiva, separada
dos outros veículos. Por ser um ônibus convencional usa o diesel como
combustível, que é danoso ao meio ambiente por emitir gás carbônico. Embora
mais poluente o BRT é pelo menos 50% mais barato que o VLT e sua implantação é
mais rápida e fácil.
Para que todo o sistema seja, de fato, eficiente, é
necessário que haja a integração com os outros modais, ou seja, que estações de
trem e metrô, bem como os terminais de ônibus, estejam interligados com o BRT e
o VLT.
1- Ampliando o Contexto:
a) Qual o sistema de transporte que causa menores danos ao
meio ambiente? Por quê?
b) O sistema mais barato é o mais vantajoso? Justifique.
2 – Estudo da Língua:
A) Retorne ao texto “Os desafios da mobilidade urbana” e
analise as palavras enumerando ao seu significado:
(1) Por
(2) Lo
(3) Assim
(4) Uma vez que
(5) Embora
(6) Como
(7) De fato
( ) marca, no texto
uma relação de ênfase.
( ) marca, no texto,
uma relação de exemplificação.
( ) marca, no texto,
uma relação de oposição.
( ) marca, no texto,
uma relação de conclusão.
( ) marca, no texto,
uma relação de consequência.
( ) retoma, no
texto, o problema com a mobilidade urbana.
( ) marca, no texto,
uma relação de explicação.
B) Retire do texto outros 2 articuladores coesivos como os
do exemplo e escreva a sua relação.
C) Leia os fragmentos a seguir e responda:
“Os minérios, por exemplo, são transportados em
vagões gôndolas e nos vagões hoppers abertos”
• Que tipo de relação estabelece a expressão
destacada? Explique.
“O problema com mobilidade urbana é um dos grandes desafios
enfrentados pelas grandes cidades do mundo, e, no Brasil, não é diferente”.
• Que tipo de relação estabelece a expressão destacada?
Explique.
3- Releia os textos “Para cada carga, um vagão” e “Os
desafios da mobilidade urbana”, grife os verbos em cada um dos textos e
preencha a tabela a seguir escrevendo alguns verbos e suas flexões:
Lembrete:
Formas Nominais do Verbo: Infinitivo, Gerúndio e
Particípio
Modos Verbais: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.
Tempos do Indicativo: Presente, Pretérito Perfeito,
Pretérito Imperfeito,
Pretérito mais-que-perfeito, Futuro do Presente e Futuro do
Pretérito.
Tempos do Subjuntivo: Presente, Pretérito Imperfeito
e Futuro.
Imperativo: Afirmativo ou Negativo.
Verbo
|
Forma Nominal
|
Tempo Verbal
|
Modo
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Situação de
Aprendizagem 04
O jornalismo
propositivo
JORNAL ACONTECE AQUI
SÁBADO, Curralina, 16
de Fevereiro de 2019 | Ano 16 Nº 187 | 1ª edição, 05 h
PESSOAS MORREM
APÓS DESCARRILAMENTO DE TREM NO INTERIOR DE SP
Pelo menos seis
pessoas morreram e oito ficaram feridas após descarrilamento de composição que
transportava grãos de café
Sete vagões carregados de grãos de café descarrilaram na
tarde de ontem (15) em Curralina, 410 km da capital Oeste. Os vagões caíram
sobre diversas casas na zona urbana e equipes de resgate dos Bombeiros e Defesa
Civil ainda trabalham no local em busca de vítimas sob os escombros.
O
acidente ocorreu às 13 horas, na altura do cruzamento das ruas 98 e 102, no
bairro Vitorino de La Sierra, próximo ao centro da cidade. No local não há
muros de proteção entre a malha ferroviária e as casas, que ficam a menos de 20
metros onde passam as composições.
Segundo relatos de moradores, o trem trafegava em velocidade acima da
normal antes de descarrilar e que diversos dormentes dos trilhos estavam
apodrecidos há muito tempo. “É uma irresponsabilidade o que ocorreu aqui hoje,
pessoas morreram, perdi dois amigos, um deles até havia alertado sobre o problema
na malha e nada foi feito”, disse o senhor JAF, 57 anos, antigo morador do
bairro.
“Cobraremos uma resposta dos responsáveis, queremos saber por que o trem
estava tão rápido e por que após descarrilar o trem não parou a ponto de quase
atravessar para outro lado da quadra”, disse AFG, 37 anos.
O Corpo de Bombeiros
ainda busca por sobreviventes sob as ferragens e toneladas de grãos de café.
Segundo o coronel Sérgio Peralta, comandante da corporação, havia ainda corpos
para serem resgatados. As equipes de regaste trabalham com caminhões e máquinas
retroescavadeiras para retirar os entulhos e liberar os corpos. A expectativa é
que, a partir das 15:00 horas, um guindaste auxilie na retirada dos vagões para
facilitar as buscas.
Após a tragédia diversos moradores se reuniram para debater a situação e
para elaborar um documento, cobrando explicações e respostas sobre o ocorrido.
Fonte: Equipe de redação do Jornal Acontece Aqui
1- Ampliando o Contexto:
Diante do fatídico acontecimento com o descarrilamento de um
trem de cargas, noticiado pelo jornal da cidade, imagine que você é um dos
moradores da vizinhança e gostaria de saber os motivos do acidente. Complete a
carta que exige as devidas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário