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terça-feira, 31 de março de 2020


2ª A – Profª Sheila - Situação de Aprendizagem 01                                                                                                           Romantismo No Brasil
Ampliando o Contexto Literário:
Texto 01 a 05:
      Um sarau é o bocado mais delicioso que temos, de telhados abaixo. Em um sarau todo o mundo tem que fazer. O diplomata ajusta, com um copo de champanha na mão, os mais intrincados negócios; todos murmuram e não há quem deixe de ser murmurado. O velho lembra-se dos minuetes e das cantigas do seu tempo, e o moço goza todos os regalos da sua época; as moças são no sarau como as estrelas no céu; estão no seu elemento: aqui uma, cantando suave cavatina, eleva-se vaidosa nas asas dos aplausos, por entre os quais surde, às vezes, um bravíssimo inopinado, que solta de lá da sala do jogo o parceiro que acaba de ganhar sua partida no écarté, mesmo na ocasião em que a moça se espicha completamente, desafinando um sustenido; daí a pouco vão outras, pelos braços de seus pares, se deslizando pela sala e marchando em seu passeio (…) Finalmente, no sarau não é essencial ter cabeça nem boca, porque, para alguns é regra, durante ele, pensar pelos pés e falar pelos olhos.                     E o mais é que nós estamos num sarau. Inúmeros batéis conduziram da Corte para a ilha de… senhoras e senhores, recomendáveis por caráter e qualidades; alegre, numerosa e escolhida sociedade enche a grande casa, que brilha e mostra em toda a parte borbulhar o prazer e o bom gosto.   A Moreninha – Joaquim Manuel de Macedo – pp. 66, 67. – Ed. Ftd…

1.Pesquise o significado de sarau e associe-o a um evento contemporâneo:
2.No fragmento, o autor destaca os aspectos positivos do ambiente ou o deprecia? Justifique:
3.O sarau associa-se ao modo de vida burguês. Que elementos justificam a afirmação?
4.A burguesia se firmou como classe dominante a partir da Revolução Francesa. Que mudanças ela implantou no cotidiano?
5.  A linguagem do texto romântico marca-se pela metáfora/comparação e pela hipérbole. Destaque do texto exemplos das duas figuras:
6. Texto 1:
Já era tarde. Augusto amava deveras, e pela primeira vez em sua vida; e o amor, mais forte que seu espírito, exercia nele um poder absoluto e invencível. Ora, não há ideias mais livres que as do preso; e, pois, o nosso encarcerado estudante soltou as velas da barquinha de sua alma, que voou, atrevida, por esse mar imenso da imaginação; então começou a criar mil sublimes quadros e em todos eles lá aparecia a encantadora Moreninha, toda cheia de encantos e graças. Viu-a, com seu vestido branco, esperando-o em cima do rochedo, viu-a chorar, por ver que ele não chegava, e suas lágrimas queimavam-lhe o coração.(Joaquim Manuel de Macedo. “A Moreninha”. São Paulo: Ática, 1997, p.125.)
Texto 2:
Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo                                                                                                              que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili                                                                                              que não amava ninguém.                                                                                                                                                            João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.
(Carlos Drummond de Andrade. “Reunião”. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973, p.19.)
a) Em ambos os textos, percebe-se a utilização de uma mesma temática mas com tratamentos distintos. Explique, com suas próprias palavras, a concepção de amor presente nos textos de Joaquim Manuel de Macedo e de Carlos Drummond de Andrade.
b) Nota-se que a estrutura do poema “Quadrilha” é construída a partir de dois movimentos. Identifique-os indicando, para cada movimento, o verso inicial e o final.

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