2ª A – Profª Sheila - Gênero Textual: Anúncio
Publicitário


Situação de
Aprendizagem 01

1.Qual o gênero do texto? Justifique, citando as
características que o levaram à sua resposta.
2. Ao fim do vídeo, uma voz masculina afirma: “O Verão é
nosso”. Considerando toda a linguagem verbal e não-verbal, responda: a quem o
vendedor se refere durante toda sua fala quando descreve o verão? Marque a
alternativa correta e justifique sua resposta, comentando como chegou a essa
conclusão:
( ) à cerveja (
) à moça ( ) à estação do ano
3. Qual o produto anunciado? Com que frequência ele é
mencionado?
Situação de
Aprendizagem 02



1) Esse texto foi produzido para atender a quais interesses?
2) Quem o produziu?
3) Essa propaganda visa atingir a qual tipo de consumidor?
4) Qual é o objetivo desse anúncio publicitário?
5) Em que veículo ele circula?
6) Que produto está divulgando?
7) Que empresa comercializa esse produto?
Leitura e
interpretação:
1) Ao associar a rúcula aos poderes de um super-herói o que
sugere?
(A ) Que a rúcula é forte.
(B ) Que comer rúcula e outras verduras faz bem à saúde.
(C) Que devemos assistir a filmes de super-heróis.
(D) Que a rúcula é verde, por isso é forte.
2) Na expressão “Na Hortifruti ela ganhou superpoderes,”
qual o significado da palavra
destacada?
3 ) O título da propaganda é “A incrível rúcula". Esse
título faz lembrar o nome de qual filme
ou personagem?
4) O slogan da empresa é “Aqui a natureza é estrela”. O que
essa expressão significa?
5) A ideia central do texto é:
(A) Mostrar que a rúcula é verde.
(B) Fazer propaganda do filme.
(C) Divulgar a Hortifruti.
(D) Mostrar os superpoderes.
6) O objetivo do texto é:
(A) Alertar.
(B) Anunciar.
(C) Criticar.
(D) Divertir.
7) Na frase “A Hortifruti apresenta:” o que os dois pontos
indicam?
8) No trecho “Na Hortifruti ela ganhou superpoderes”, a
palavra sublinhada refere-se a que
ou a quem?
9) O que mais chamou sua atenção nesse anúncio publicitário?
Análise da
estrutura composicional:
1) O que mais se destaca neste anúncio publicitário?
2) O que representa a imagem que se forma com as folhas
verdes?
3) Qual o objetivo de usar as cores presentes esse anúncio
publicitário?
Situação de
Aprendizagem 03
Anúncio Publicitário do Instituto SOS Mata Atlântica

Acesso em 10 de setembro de 2015.
1) A disposição das árvores no texto assemelha-se à outra
imagem conhecida por você? Qual
é?
2) Qual a opinião expressa pelo texto sobre a preservação do
meio ambiente?
3) O texto sugere responsáveis pela por preservar o meio
ambiente. Quem são?
4) Para que esse texto serve? Para divertir, ensinar,
promover reflexões, anunciar uma ideia,
um produto ou um serviço?
5) O anúncio divulga um produto, um serviço ou uma ideia?
Qual?
6) Qual a relação entre a imagem e o texto verbal no
anúncio?
7) Como a imagem ajuda-nos a compreender melhor o anúncio?
8) Releia a pergunta feita no anúncio “Quer continuar a
respirar?”. Qual reflexão a pergunta do anúncio pretende promover no leitor?
9) A resposta à pergunta do anúncio diz: “comece a
preservar.” O verbo sublinhado foi
usado no modo imperativo, que indica sugestão, conselho,
ordem. Qual a intenção da escolha
desse modo verbal?
10) Qual ideia e/ou valor social são defendidos pelo
anúncio? Como o homem é visto diante do problema apresentado?
11) O anúncio confirma ou contradiz a ideia de que a
sociedade está cuidando do meio ambiente? Através de quais elementos?
Situação de
Aprendizagem 04
Anúncio Publicitário da Gol
linhas aéreas

Disponível em:< http://ehduca.blogspot.com.br/2005_12_04_archive.html>
1) Onde o pássaro está? Ele está se locomovendo como
geralmente faz?
2) O meio de transporte usado pelo pássaro deixa-o feliz?
Quais elementos do texto
comprovam sua resposta.
3) O que o anúncio sugere ao dizer que “você pode voar”?
4) Para que esse texto serve? Para divertir, ensinar,
promover reflexões, anunciar uma ideia,
um produto ou serviço?
5) O anúncio divulga um produto, um serviço ou uma ideia?
Qual?
6) Qual a relação entre a imagem e o texto verbal no
anúncio?
7) Como a imagem ajuda-nos a compreender melhor a pergunta
do anúncio “Pra que viajar
de outro jeito se você pode voar?”?
8) A pergunta feita no anúncio já traz consigo uma possível
resposta. O que a pergunta
sugere que seja melhor: viajar de outro jeito OU
voar?
9) Qual o significado da palavra “voar” no anúncio?
10) Qual ideia e/ou valor social são defendidos pelo
anúncio?
11) O conforto e a agilidade são valorizadas em nossa
sociedade? Essa valorização aparece no texto? Através de quais elementos?
12) Conte o anúncio para uma pessoa que não o viu, de modo
que esta possa saber exatamente o que está sendo anunciado e como está sendo
anunciado.
Situação de
Aprendizagem 05
Anúncio Publicitário da Unilever para promover o lançamento da linha
Seda antiSponge

Disponível em: .
Acesso em 10 de setembro de 2015
1) O texto traz duas cenas opostas. O que causa a oposição?
2) É possível saber qual dos dois animais usou o produto
anunciado? Quais elementos do
texto comprovam sua resposta?
3) O que o anunciante sugere sobre o produto anunciado?
Quais qualidades do produto ficam evidentes no texto?
4) Para que esse texto serve? Para divertir, ensinar,
promover reflexões, anunciar uma ideia, um produto ou serviço?
5) O anúncio divulga um produto, um serviço ou uma ideia?
Qual?
6) Qual a relação entre a imagem e o texto verbal no
anúncio?
7) Como a imagem ajuda-nos a compreender melhor o anúncio?
8) Releia o texto verbal “cabelo armado e com frizz?”. Qual
a intenção da pergunta? A quem essa pergunta destina-se?
9) O texto trata como “controlado” o cabelo com aspecto
liso. Qual o sentido desse termo no texto?
10) Qual ideia e/ou valor social são defendidos pelo
anúncio? O produto anunciado parece resolver um “problema”. Qual é? Comente:
isso realmente é um problema?
11) A grande maioria das mulheres brasileiras tem cabelo
crespo ou cacheado, que geralmente caracterizam-se pelo volume. Qual o conceito
de beleza apresentado no anúncio, o cabelo liso ou o crespo? A mulher realmente
precisa ter cabelos lisos para ser bonita? Qual beleza nossa sociedade
realmente tem valorizado?
12) Conte o anúncio para uma pessoa que não o viu, de modo
que esta possa saber exatamente o que está sendo anunciado e como está sendo
anunciado.
Situação de
Aprendizagem 06 Anúncio
Publicitário do Greenpeace com personagens infantis

Disponível em:
Disponível em:
No texto temos a imagem de uma personagem da
literatura infantil que passeia na floresta.
1) Qual será essa personagem? O que ela estará fazendo em um
anúncio da Greenpeace?
Através de seus
conhecimentos sobre a história da personagem apresentada, analise a relação
dessa personagem com o restante da imagem com o texto verbal.
2) Considerando os objetivos da organização Greenpeace, qual
é a ideia central do anúncio, o que ele quer nos dizer, ensinar ou pedir?
3) O que está sendo mostrado na imagem? Qual é a opinião da
Organização Greenpeace sobre essa imagem?
4) A qual história o anúncio refere-se?
5) Qual é a opinião de quem escreveu o anúncio sobre o
assunto tratado?
6) O que o anúncio sugere que os leitores façam?
7) Para que esse texto serve? Para divertir, ensinar,
promover reflexões, anunciar uma ideia, um produto ou serviço?
8) O anúncio divulga um produto, um serviço ou uma ideia?
Qual?
9) Qual a relação entre a imagem e o texto verbal no
anúncio?
10) Como a imagem ajuda-nos a compreender melhor o anúncio?
11) O anúncio faz uma pergunta para o leitor usando duas
vezes a palavra “não”. Qual a intenção de tal repetição?
12) Qual ideia e/ou valor social são defendidos pelo anúncio?
Como o homem é visto diante do problema apresentado? O anúncio confirma ou
refuta a ideia de que a sociedade está cuidandodo meio ambiente? Através de
quais elementos?
Situação de
Aprendizagem 07
Anúncio
Publicitário da campanha ‘Sinônimos’ dos Correios promovendo o serviço Sedex

1) Esse anúncio é de uma campanha dos Correios com o tema
“sinônimos”. Quais são os dois pares de sinônimos sugeridos pelo anúncio?
2) Qual a opinião do anunciante em relação à marca
anunciada?
3) Através dessa afirmativa o anúncio aponta implicitamente
características da marca. Quais?
4) Para que esse texto serve? Para divertir, ensinar,
promover reflexões, anunciar uma ideia, um produto ou serviço?
5) O anúncio divulga um produto, um serviço ou uma ideia?
Qual?
6) Qual a relação entre a imagem e o texto verbal no
anúncio?
7) Como a imagem ajuda-nos a compreender melhor o anúncio?
8) O anúncio usou uma comparação para produzir sentido no
texto. O que foi comparado?
9) Na parte verbal do texto está escrito: “Curativo
adesivo para pequenos ferimentos tem
nome. {Encomenda expressa também.}”. Qual o sentido
da palavra “também” nesse enunciado?
10) Qual ideia e/ou valor social são
defendidos pelo anúncio? A nossa sociedade valoriza a marca de um
produto/serviço ou a qualidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário