Arquivo do blog

terça-feira, 31 de março de 2020


2ª A - Profª Sheila
 
Situação de Aprendizagem 01
O vídeo mostra o poder que a televisão e as mídias em geral exercem sobre as pessoas passivas, pouco críticas e que se deixam influenciar com facilidade.
1- Como os meios de comunicação agem na construção de ideologias?
2- Que poder a mídia tenta nos roubar?
3- De que forma somos vistos pela mídia?
4- Analise as cores e as imagens da TV e do telespectador no vídeo. Explique a relação existente entre elas.
5- Por que a imagem do personagem Tiririca está relacionada a banalização?
6- De acordo com as informações veiculadas pelo vídeo, quem são os responsáveis por não enxergarmos e ficarmos calados na sociedade em que vivemos?
7- Explique as imagens e o sentido que elas transmitem:
Situação de Aprendizagem 02                                                                                                                               De Olho na Sua Opinião
Atividade escrita:
a) Qual sua opinião sobre a propaganda da Bombril? Ela tem caráter sexista? Por quê?
b) Elenque o item que a torna ou não uma propaganda sexista?
c) Qual seria sua sugestão para a propaganda deixar de ser sexista?
Situação de Aprendizagem 03                                                                                                                                 O Poder da Argumentação
Rachel Sheherazade
Ontem foi quarta-feira de fogo, e eu, não vejo a hora de chegar quarta-feira de cinzas! Não, não é que eu seja inimiga do carnaval, eu até já brinquei muito em clubes, nos blocos, nas prévias. Fui até em Olinda em plena terça-feira de carnaval! Portanto, vou falar com conhecimento de causa e revelar algumas verdades que encontrei por trás da fantasia do carnaval...                                                                                                                                                                          A primeira delas: "O carnaval é uma festa genuinamente brasileira". Não, não é. O carnaval tal como nós conhecemos surgiu na Europa durante a era Vitoriana e se espalhou pelo mundo a fora se adaptando a outras culturas.                                                                                                                                                                       Segunda falsa verdade: "É uma festa popular". Balela! O carnaval virou negócio, dos ricos, que o digam os camarotes vips, as festas privadas, os abadás caríssimos chamados "passaportes da alegria".                                                                                                                                                                           E quem não tem dinheiro para comprar aquela roupinha colorida não tem também o direito de ser feliz? Tem não. E aqui na Paraíba, onde se comemoram as prévias, não é muito diferente não. A maioria dos blocos vive à custa do poder público e nenhuma atração sobe no trio elétrico para divertir o povo só por ser o carnaval uma "festa democrática".                                          Milhões de reais são pagos a artistas da terra, e fora dela, para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer o pão na mesa.                                                                               Muitas coisas me revoltam no carnaval. Uma delas é ver a boa música ser calada à força por hits do momento como o “Melô da Mulher Maravilha" e similares que eu não ouso nem citar.               Eu fico indignada quando vejo a quantidade de ambulâncias disponibilizadas em um desfile de carnaval, para atender aos bêbados de plantão e aos valentões que se metem em brigas e quebra-quebra.                                                                                                                                                      Onde estão essas mesmas ambulâncias quando uma mãe precisa socorrer um filho doente? Quando um trabalhador está enfartando? Quando um idoso, do interior, precisa se deslocar de cidade para se submeter a um exame? Eu me revolto em ver que os policiais estão em peso nas festas, para garantir a ordem durante o carnaval, e, no dia-a-dia, falta segurança para o cidadão de bem exercitar o simples direito e ir e vir.                                                                                           Mas o carnaval é uma festa maravilhosa... Dizem até que faz girar a economia, que os pequenos comerciantes conseguem vender suas latinhas, seu churrasquinho... Olha, se esses
pais de família dependessem do carnaval para vender e para viver, passariam o resto do ano à míngua. Carnaval só dá lucro para dono de cervejaria, para proprietário de trio elétrico e para uns poucos artistas baianos. No mais, é só prejuízo.                                                                                   Alguém já parou para calcular quanto o estado gasta para socorrer vítimas de acidentes causados por foliões embriagados? Quantos milhões são pagos em indenizações por mortes ou invalidez decorrentes desses acidentes? Quanto o poder público desembolsa com procedimentos de curetagem que muitas jovens se submetem depois de um carnaval sem proteção que gerou uma gravidez indesejada? Isso sem falar na quantidade de DST's que são transmitidas durante a festa em que tudo é permitido.                                                                                         Eu até acho que o carnaval já foi bom, mas isso foi nos tempos de outrora. (SHEHERAZADE, Rachel) Disponível em: http://rachelsheherazade.blogspot.com.br/2011/03/esperando-quarta-feira-de-cinzas.html.
1- Que gênero textual é esse? Qual a finalidade dele?
2- Para quem esse texto foi produzido?
3- Qual é a posição profissional da pessoa que construiu esse texto? Que autonomia ela tem para falar sobre esse tema?
4- Pesquise e escreva o que significam as palavras em destaque nesta expressão:
“Milhões de reais são pagos a artistas da terra, e fora dela, para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer o pão na mesa.”
5- Entre os tipos de argumentos estudados qual deles a autora utiliza? Comprove com um trecho do texto.
6- A autora cita duas falsas verdades sobre o carnaval, identifique-as e dê sua opinião.
7- Para comprovar sua opinião diante do carnaval, a autora usa argumentos voltados à questão financeira. Discorra justificando tal estratégia.
8- Após assistir ao vídeo da jornalista Rachel Sheherazade, publicado na internet e analisar o texto veiculado pela TV. Comente em qual das mídias ele repercutiu mais e por quê?
Situação de Aprendizagem 04                                                                                                                                O tema da aula é sobre “Cyberbullying (violência Virtual)                                                                           Um Assunto de Relevância
Roteiro de Análise:
1- Qual o principal tema abordado no vídeo?
2- Do que a Isabela sofreu?
3- O que os alunos da escola da Isabela fizeram com ela? Vocês acham isso correto? Por quê?
4- O que falavam da Isabela? Por quê?
5- Quantas pessoas estavam fazendo parte do Cyberbullying contra Isabela
6- Como os alunos se comportavam na escola quando encontravam com a Isabela?
7- Qual foi a reação da Isabela quando ela descobriu o que fizeram com ela? Como ela se sentiu? Ela precisou fazer algum tipo de tratamento após o ocorrido? Qual?
8- As pessoas que cometeram este ato de violência virtual com Isabela foram punidas?
9- Isabela teve que fazer algum tratamento psicológico depois deste fato?
10- Vocês já tinham ouvido falar sobre o Cyberbullying?
11- Como se caracteriza o Bullying? E o que seria Cyberbullying?   

Situação de Aprendizagem 05                                                                                                                                 Construindo Opiniões sobre o Tema
Roteiro de Análise:
1- O que vocês acharam da história contada na tirinha?
2- Vocês acham que o Calvin e o Moe são amigos?
3- O que vocês acham da forma com que Moe tratou o Calvin?
4- O que vocês acham da forma com que Moe chamou Calvin – de burro?
5- Atitudes como estas fazem bem ou mal para a pessoa que é alvo destas?
6- Que nome poderíamos dar às ações de Moe contra o Calvin?  

Situação de Aprendizagem 06                                                                                                                                  É preciso Saber Argumentar para Poder Convencer
“A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa explica o que é e como lidar com o bullying"
Roteiro de Análise:
1- O que vocês entenderam por Bullying?
2- Há uma tradução exata para esta palavra- Bullying?
3- Todas as pessoas podem sofrer com  o Bullying? Por quê?
4- Pessoas famosas já sofreram Bullying?
5- O Brasil é o único país que sofre com o Bullying?
6- Por que nos Estados Unidos a freqüência do Bullying é maior?
7- Quais as cidades do Brasil que tem o índice mais elevado sobre o Bullying?
8- Segundo o vídeo, há mais Bullying na escola particular ou na escola pública?
9- É impossível não ter o Bullying?
10- Existem outros tipos de Bullying?Quais?
11- Qual forma de Bullying é mais frequente?
12- Quem prática mais o Bullying: meninos ou meninas?
13- Quais são os sinais de alertas para os pais, para que eles possam perceber se os filhos estão sofrendo Bullying?  






Nenhum comentário:

Postar um comentário