2ª A - Profª Sheila
Situação de
Aprendizagem 01
O vídeo mostra o poder que a televisão e as mídias em geral
exercem sobre as pessoas passivas, pouco críticas e que se deixam influenciar
com facilidade.
1- Como os meios de comunicação agem na construção de
ideologias?
2- Que poder a mídia tenta nos roubar?
3- De que forma somos vistos pela mídia?
4- Analise as cores e as imagens da TV e do telespectador no
vídeo. Explique a relação existente entre elas.
5- Por que a imagem do personagem Tiririca está relacionada
a banalização?
6- De acordo com as informações veiculadas pelo vídeo, quem
são os responsáveis por não enxergarmos e ficarmos calados na sociedade em que
vivemos?
7- Explique as imagens e o sentido que elas transmitem:
Situação de
Aprendizagem 02
De
Olho na Sua Opinião
Atividade escrita:
a) Qual sua opinião sobre a propaganda da Bombril? Ela tem
caráter sexista? Por quê?
b) Elenque o item que a torna ou não uma propaganda sexista?
c) Qual seria sua sugestão para a propaganda deixar de ser
sexista?
Situação de
Aprendizagem 03
O Poder da Argumentação
Rachel Sheherazade
Ontem foi quarta-feira de fogo, e eu, não vejo a hora de
chegar quarta-feira de cinzas! Não, não é que eu seja inimiga do carnaval, eu
até já brinquei muito em clubes, nos blocos, nas prévias. Fui até em Olinda em
plena terça-feira de carnaval! Portanto, vou falar com conhecimento de causa e
revelar algumas verdades que encontrei por trás da fantasia do carnaval...
A
primeira delas: "O carnaval é uma festa genuinamente brasileira".
Não, não é. O carnaval tal como nós conhecemos surgiu na Europa durante a era
Vitoriana e se espalhou pelo mundo a fora se adaptando a outras culturas.
Segunda falsa verdade: "É
uma festa popular". Balela! O carnaval virou negócio, dos ricos, que o
digam os camarotes vips, as festas privadas, os abadás caríssimos chamados
"passaportes da alegria".
E
quem não tem dinheiro para comprar aquela roupinha colorida não tem também o
direito de ser feliz? Tem não. E aqui na Paraíba, onde se comemoram as prévias,
não é muito diferente não. A maioria dos blocos vive à custa do poder público e
nenhuma atração sobe no trio elétrico para divertir o povo só por ser o
carnaval uma "festa democrática". Milhões
de reais são pagos a artistas da terra, e fora dela, para garantir o circo a uma
população miserável que não tem sequer o pão na mesa.
Muitas coisas me revoltam no carnaval. Uma delas é ver a boa música ser calada
à força por hits do momento como o “Melô da Mulher Maravilha" e similares que
eu não ouso nem citar. Eu
fico indignada quando vejo a quantidade de ambulâncias disponibilizadas em um
desfile de carnaval, para atender aos bêbados de plantão e aos valentões que se
metem em brigas e quebra-quebra.
Onde estão essas mesmas ambulâncias quando uma mãe precisa socorrer um
filho doente? Quando um trabalhador está enfartando? Quando um idoso, do interior,
precisa se deslocar de cidade para se submeter a um exame? Eu me revolto em ver
que os policiais estão em peso nas festas, para garantir a ordem durante o
carnaval, e, no dia-a-dia, falta segurança para o cidadão de bem exercitar o
simples direito e ir e vir.
Mas o carnaval é uma festa maravilhosa... Dizem até que faz girar a economia,
que os pequenos comerciantes conseguem vender suas latinhas, seu churrasquinho...
Olha, se esses
pais de família dependessem do carnaval para vender e para
viver, passariam o resto do ano à míngua. Carnaval só dá lucro para dono de
cervejaria, para proprietário de trio elétrico e para uns poucos artistas baianos.
No mais, é só prejuízo.
Alguém já parou para calcular quanto o estado gasta para socorrer
vítimas de acidentes causados por foliões embriagados? Quantos milhões são
pagos em indenizações por mortes ou invalidez decorrentes desses acidentes?
Quanto o poder público desembolsa com procedimentos de curetagem que muitas
jovens se submetem depois de um carnaval sem proteção que gerou uma gravidez indesejada?
Isso sem falar na quantidade de DST's que são transmitidas durante a festa em
que tudo é permitido.
Eu até acho que o carnaval já foi bom, mas isso foi nos tempos de
outrora. (SHEHERAZADE, Rachel) Disponível em: http://rachelsheherazade.blogspot.com.br/2011/03/esperando-quarta-feira-de-cinzas.html.
1- Que gênero textual é esse? Qual a finalidade dele?
2- Para quem esse texto foi produzido?
3- Qual é a posição profissional da pessoa que construiu
esse texto? Que autonomia ela tem para falar sobre esse tema?
4- Pesquise e escreva o que significam as palavras em
destaque nesta expressão:
“Milhões de reais são pagos a artistas da terra, e fora
dela, para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer
o pão na mesa.”
5- Entre os tipos de argumentos estudados qual deles a
autora utiliza? Comprove com um trecho do texto.
6- A autora cita duas falsas verdades sobre o carnaval,
identifique-as e dê sua opinião.
7- Para comprovar sua opinião diante do carnaval, a autora
usa argumentos voltados à questão financeira. Discorra justificando tal
estratégia.
8- Após assistir ao vídeo da jornalista Rachel Sheherazade,
publicado na internet e analisar o texto veiculado pela TV. Comente em qual das
mídias ele repercutiu mais e por quê?
Situação de
Aprendizagem 04 O
tema da aula é sobre “Cyberbullying (violência Virtual)
Um Assunto de Relevância
Roteiro de Análise:
1- Qual o principal tema abordado no vídeo?
2- Do que a Isabela sofreu?
3- O que os alunos da escola da Isabela fizeram com ela?
Vocês acham isso correto? Por quê?
4- O que falavam da Isabela? Por quê?
5- Quantas pessoas estavam fazendo parte do Cyberbullying
contra Isabela
6- Como os alunos se comportavam na escola quando
encontravam com a Isabela?
7- Qual foi a reação da Isabela quando ela descobriu o que
fizeram com ela? Como ela se sentiu? Ela precisou fazer algum tipo de
tratamento após o ocorrido? Qual?
8- As pessoas que cometeram este ato de violência virtual
com Isabela foram punidas?
9- Isabela teve que fazer algum tratamento psicológico
depois deste fato?
10- Vocês já tinham ouvido falar sobre o Cyberbullying?
11- Como se caracteriza o Bullying? E o que seria
Cyberbullying?
Situação de
Aprendizagem 05 Construindo
Opiniões sobre o Tema
Roteiro de Análise:
1- O que vocês acharam da história contada na tirinha?
2- Vocês acham que o Calvin e o Moe são amigos?
3- O que vocês acham da forma com que Moe tratou o Calvin?
4- O que vocês acham da forma com que Moe chamou Calvin – de
burro?
5- Atitudes como estas fazem bem ou mal para a pessoa que é
alvo destas?
6- Que nome poderíamos dar às ações de Moe contra o
Calvin?
Situação de
Aprendizagem 06
É preciso Saber Argumentar para Poder Convencer
“A psiquiatra Ana
Beatriz Barbosa explica o que é e como lidar com o bullying"
1- O que vocês entenderam por Bullying?
2- Há uma tradução exata para esta palavra- Bullying?
3- Todas as pessoas podem sofrer com o Bullying? Por quê?
4- Pessoas famosas já sofreram Bullying?
5- O Brasil é o único país que sofre com o Bullying?
6- Por que nos Estados Unidos a freqüência do Bullying é
maior?
7- Quais as cidades do Brasil que tem o índice mais elevado
sobre o Bullying?
8- Segundo o vídeo, há mais Bullying na escola particular ou
na escola pública?
9- É impossível não ter o Bullying?
10- Existem outros tipos de Bullying?Quais?
11- Qual forma de Bullying é mais frequente?
12- Quem prática mais o Bullying: meninos ou meninas?
13- Quais são os sinais de alertas para os pais, para que
eles possam perceber se os filhos estão sofrendo Bullying?
Nenhum comentário:
Postar um comentário