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quarta-feira, 25 de março de 2020


Atividades de Língua Portuguesa-8º B                         Profª Sheila Cabral

Leia o texto e responda às questões de 1 a 3.

O futebol e a matemática

MOACYR SCLIAR

Modelo matemático prevê gols no futebol
Mundo, 23 MAr. 1999 O técnico reuniu o time dois dias antes da partida com o tradicional adversário.
tinha uma importante comunicação a fazer.
— Meus amigos, hoje começa uma nova fase na vida do nosso clube. Até agora, cada um jogava o futebol
que sabia. Eu ensinava alguma coisa, é verdade,
mas a gente se guiava mesmo era pelo instinto.Isso acabou. Graças a um dos nossos diretores,que é um cara avançado e sabe das coisas, nós vamos jogar
de maneira completamente diferente.Nós vamos jogar de maneira científica. Abriu uma pasta e de lá tirou uma série de tabelas e gráficos feitos em computador.
— Sabem o que é isso? É o modelo matemático para o nosso jogo. Foi feito com  base em todas as partidas que jogamos contra o nosso adversário, desde 1923.
Está tudo aqui, cientificamente analisado. E está aqui também a previsão para a nossa partida.Ele provaram estatisticamente que o adversário vai marcar um
gol aos 12 minutos do primeiro tempo. Nós vamos empatar aos 24 minutos do segundo tempo e vamos marcar o gol da vitória aos 43 minutos. Portanto, não
percam a calma. Esperem pelo segundo tempo. É aí que vamos ganhar.Os jogadores se olharam perplexos. Mas ciência é ciência, tudo o que eles tinham a fazer era jogar de acordo com o modelo matemático. veio o grande dia. Estádio lotado, começou a partida, e, tal como previsto, o adversário fez um gol aos 12 minutos.E aí sucedeu o inesperado.
um jogador chamado Fuinha, um rapaz magrinho,novo no time, pegou a bola,invadiu a área, chutou forte e empatou. Cinco minutos depois, fez mais um gol.
E outro. E outro. O jogo terminou com o marcador de 7 a 1, um escore nunca registrado na história dos dois times.
— Gostei muito de sua atuação, Fuinha, mas você não me obedeceu. Por que  não seguiu o modelo matemático?
O rapaz fez uma cara de triste:
— Ah, seu Osvaldo, eu nunca fui muito bom nessa tal de matemática. Aliás, foi  por isso que o meu pai me tirou do colégio e me mandou jogar futebol. Se eu
soubesse fazer contas, não estaria aqui, jogando para o senhor.
— O técnico suspirou. Acabara de concluir: uma coisa é o modelo matemático. Outra coisa é a vida propriamente dita, nela incluída o futebol.

SCLIAR, Moacyr. O futebol e a matemática. In: Prosas Urbanas. São Paulo: Global Editora, 2006, p.15-18.

Questão 01
H22-Identificar o conflito gerador do enredo.

O que deixou o técnico insatisfeito foi o
(A) jogo ser entre dois times que eram adversários tradicionais.
(B) jogador novo não frequentar a escola e ser bom em matemática.
(C) jogador novo ter marcado os gols antes do momento certo.
(D) início da nova fase do clube: o uso da matemática e das estatísticas.
Questão 02
 H28-Identificar vocábulos que, por sinonímia, substituem outros vocábulos presentes no texto em que se inserem.

Em “O jogo terminou com o marcador de 7 a 1, um escore nunca registrado na história dos dois times”, a palavra em destaque pode ser substituída por
(A) placar.
(B) torneio.
(C) amistoso.
(D) drible.
Questão 03
 H17-Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conectivos.

Observe o trecho: “Eu ensinava alguma coisa, é verdade, mas a gente se guiava mesmo era pelo instinto. Isso acabou.” A palavra Isso se refere
(A) ao time que só perdia quando jogava com o adversário tradicional.
(B) aos jogadores que jogavam o futebol que sabiam e se guiavam pelo instinto.
(C) aos jogadores que esperavam pelo segundo tempo para começar a marcar gol.
(D) ao impedimento do time adversário em marcar gol aos 12 minutos do primeiro tempo.

Leia o texto e responda à questão 4.
Batata Assada
Ingredientes
Como fazer                                                                                 1. Peça para um adulto ligar o forno para você. Ele deve ficar na temperatura dos 200ºC. Lave as batatas em água fria, esfregando bem. Seque-as. Fure as batatas com um garfo.                                                        2. Coloque as batatas numa fôrma e peça para um adulto levá-las ao forno.Asse as batatas por 1 a 1h30 ou até o centro amolecer. Peça para um adulto ajudar você nos próximos passos: ao cortar e na hora de usar o forno e fogão.Retire as batatas do forno usando uma faca, faça um corte no formato de uma cruz.          3. Coloque o brócolis numa panela com um pouco de água e deixe ferver por 4 minutos. Corte em pedaços pequenos. Escorra e misture com o queijo e o creme de leite. tempere com pimenta.                                                 4. usando um garfo, aperte os cantos das batatas para abri-las.
Disponível em: .

Questão 04
H9-Localizar os elementos constitutivos da organização interna em um texto.
O texto é uma receita porque apresenta
(A) personagens fazendo uma batata assada.
(B) imagens mostrando como preparar a receita.
(C) um relato de como foi fazer uma batata assada.
(D) os ingredientes e o modo de fazer batata assada.
Leia o texto e responda à questão 5.
Tabuada
          © 2002 Copyright -reservadorein@revistinhasinteligentes.org
revistinhasinteligentes@zipmail.com.br
A Revistinha tabuada tem a finalidade
de tentar atrair a atenção até mesmo daquelas crianças que não gostam muito da matemática.

Ensina as crianças os cálculos básicos da matemática que são:Soma, Subtração, Divisão e Multiplicação,
além de medidas como o Metro, o Peso,Sistema Monetário e Numeração Romana.

É muito legal !

Até as crianças que não gostam  de matemática vão achar divertido, pois vão aprender brincando!


Questão 05                                                                                         H8-Identificar o público alvo de um texto.
           
A Revistinha Tabuada foi escrita para
(A) os adultos.
(B) os professores.
(C) as crianças.
(D) os pais.

Leia o poema e responda à questão 6.

Os sons do mundo
Elias José
Mais do que os gritos
e os gemidos de desespero
das  bandas de rock,
ferem meus ouvidos
os mínimos ruídos da casa.
Quando a casa toda dorme,
o mundo inteiro dorme,
os ruídos surgem e crescem
e violentam minha insônia.
É um pingo d’água no banheiro,
Um móvel que estrala,
o tique-taque incessante do despertador,
os roncos que vêm dos quartos,
o vento que bate nas vidraças
e o cochicho de bisavós e avós
que  sai dos amarelados retratos.

JOSÉ, Elias. Cantigas de adolescer. São Paulo: Atual, 2002.

Questão 06
H24-Identificar o sentido conotado de um vocábulo ou expressão utilizados em segmentos de um texto literário selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere.

O verso destacado no poema pode ser substituído, sem perder o sentido, por
A) e aumentam minha insônia.
B) e intensificam minha insônia.
C) e despertam minha insônia.
D) e agridem minha insônia.

Leia o texto e responda à questão 7 e 8.

Tarde de sábado
Por CecíliA Meireles
A tardezinha de sábado, um pouco cinzenta, um pouco fria,parece não possuir nada de muito particular para ninguém. Os automóveis deslizam; as pessoas
entram e saem dos cinemas os namorados conversam por aqui e por ali; os bares funcionam ativamente, numa fabulosa produção de sanduíches e cachorros-quentes.Apesar da fresquidão,as mocinhas trazem
nos pés sandálias douradas,enquanto agasalham a cabeça em echarpes de muitas voltas.tudo isso é rotina. Há um certo ar de monotonia por toda parte. O bondinho do Pão de Açúcar lá vai cumprindo o seu destino turístico e moços bem falantes explicam, de lápis na mão,em seus escritórios coloridos e envidraçados,apartamentos que vão ser construídos
em poucos meses,com tantos andares,vista para todos os lados, vestíbulos de mármore, tanto de entrada, mais tantas prestações, sem reajustamento
—o melhor emprego de capital jamais oferecido! [...]

Disponíve. Acesso em: 03 de outubro de 2013

Questão 07
H27-Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

No texto, a palavra tardezinha (1º parágrafo) reforça ao leitor a ideia de que a tarde:
(A) segue sem novidades.
(B) passa muito rapidamente.
(C) está fria e movimentada.
(D) transcorre sem monotonia.

Questão 08
H35-Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica.

Escolha a alternativa que apresenta os fatos da história na sequência em que ocorrem:

A) A noiva chegando em um carro. O bondinho do Pão de Açúcar vai e vem. Tarde de sábado cinzenta.  Andam barquinhos pela baía. Cavalheiros com sapatos reluzentes e senhoras com roupas de renda.
B) Cavalheiros com sapatos reluzentes e senhoras com roupas de renda. O bondinho do Pão de Açúcar
Vai e vem.Tarde de sábado cinzenta.A noiva chegando em um carro. Andam barquinhos pela baía.
C) Tarde de sábado cinzenta. O bondinho do Pão de Açúcar vai e vem.Andam barquinhos pela baía.
Cavalheiros com sapatos reluzentes e senhoras Com roupas de renda. A noiva chegando num  carro.
D) Tarde de sábado cinzenta. O bondinho do Pão de Açúcar vai e vem. A noiva chegando em um carro. Cavalheiros com sapatos reluzentes e senhoras com roupas de renda. Andam barquinhos pela baía.

Leia o texto e responda a questão 9.

A cigarra e a formiga

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra: “Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.”As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram:
“Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?” “Para falar a verdade, não tive tempo”, respondeu a cigarra. “Passei o verão cantando!”
“Bom… Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando”,disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.[…]
Disponívelhttp://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/fabula-animais-dao-licao-de-moral.htm>. Acesso em: 17 de novembro de 2012.

Questão 09
H39-Inferir a moral de uma fábula, estabelecendo sua relação com o tema.

A moral desta história pode ser
(A) Em casa de ferreiro, espeto é de pau.
(B) Tem amanhã quem guarda hoje.
(C) O mais veloz é sempre o melhor.
(D) Quem tem boca vai a Roma.

Leia o trecho do texto e responda à questão 10.

Cinderela

Era uma vez um homem cuja primeira esposa tinha morrido, e que tinha casado novamente com uma mulher muito arrogante. Ela tinha duas filhas que se pareciam em tudo com ela. O homem tinha uma filha de seu primeiro casamento. Era uma moça meiga e bondosa, muito parecida com a mãe. A nova esposa mandava a jovem fazer os serviços mais sujos da casa e dormir no sótão, enquanto as “irmãs” dormiam em quartos com chão encerado. Quando o serviço da casa estava terminado, a pobre moça sentava-se junto à lareira, e sua roupa ficava suja de cinzas. Por esse motivo, as malvadas irmãs zombavam dela. Embora Cinderela tivesse que vestir roupas velhas, era ainda cem vezes mais bonita que as irmãs, com seus vestidos esplêndidos. […]
Disponivelem.Acesso em: 12 de junho de 2012.

Questão 10                                                             H01Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato do gênero, tema ou assunto principal

Sabe-se que o texto acima se refere a um conto de fadas porque
(A) conta uma história.
(B) convence os leitores.
(C) informa os leitores.
(D) divulga uma ideia.      


Bom estudo
!                                        


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