Atividades de Língua Portuguesa-8º
B Profª Sheila
Cabral
Leia o texto e responda às questões de 1 a 3.
O
futebol e a matemática
MOACYR SCLIAR
Modelo matemático prevê
gols no futebol
Mundo, 23 MAr. 1999 O técnico reuniu o time dois dias antes da partida com o
tradicional adversário.
tinha uma importante
comunicação a fazer.
— Meus amigos, hoje
começa uma nova fase na vida do nosso clube. Até agora, cada um jogava o
futebol
que sabia. Eu ensinava alguma
coisa, é verdade,
mas a gente se guiava mesmo
era pelo instinto.Isso acabou. Graças a um dos nossos diretores,que é um cara avançado
e sabe das coisas, nós vamos jogar
de maneira completamente
diferente.Nós vamos jogar de maneira científica. Abriu uma pasta e de lá tirou
uma série de tabelas e gráficos feitos em computador.
— Sabem o que é isso? É
o modelo matemático para o nosso jogo. Foi feito com base em todas as
partidas que jogamos contra o nosso adversário, desde 1923.
Está tudo aqui,
cientificamente analisado. E está aqui também a previsão para a nossa
partida.Ele provaram estatisticamente que o adversário vai marcar um
gol aos 12 minutos do
primeiro tempo. Nós vamos empatar aos 24 minutos do segundo tempo e vamos
marcar o gol da vitória aos 43 minutos. Portanto, não
percam a calma. Esperem
pelo segundo tempo. É aí que vamos ganhar.Os jogadores se olharam perplexos.
Mas ciência é ciência, tudo o que eles tinham a fazer
era jogar de
acordo com o
modelo matemático. veio o grande dia.
Estádio lotado, começou a partida, e, tal como previsto, o adversário fez um gol aos 12 minutos.E aí sucedeu o inesperado.
um jogador chamado
Fuinha, um rapaz magrinho,novo no time, pegou a bola,invadiu a área, chutou
forte e empatou. Cinco minutos depois, fez mais um gol.
E outro. E outro. O jogo
terminou com o marcador de 7 a 1, um escore nunca registrado na história dos
dois times.
— Gostei muito de sua
atuação, Fuinha, mas você não me obedeceu. Por que não seguiu o
modelo matemático?
O rapaz fez uma cara de
triste:
— Ah, seu Osvaldo, eu
nunca fui muito bom nessa tal de matemática. Aliás, foi por isso que o meu
pai me tirou do colégio e me mandou jogar futebol. Se eu
soubesse fazer contas,
não estaria aqui, jogando para o senhor.
— O técnico suspirou.
Acabara de concluir: uma coisa é o modelo matemático. Outra coisa é a vida
propriamente dita, nela incluída o futebol.
SCLIAR, Moacyr. O futebol
e a matemática. In: Prosas Urbanas. São Paulo: Global Editora, 2006,
p.15-18.
Questão
01
H22-Identificar o
conflito gerador do enredo.
O que deixou o técnico
insatisfeito foi o
(A) jogo ser entre dois
times que eram adversários tradicionais.
(B) jogador novo não
frequentar a escola e ser bom em matemática.
(C) jogador novo ter
marcado os gols antes do momento certo.
(D) início da nova fase do clube: o uso da
matemática e das estatísticas.
Questão
02
H28-Identificar
vocábulos que, por sinonímia, substituem outros vocábulos presentes no texto em
que se inserem.
Em “O jogo terminou com
o marcador de 7 a 1, um escore nunca registrado na história dos dois
times”, a palavra em destaque pode ser substituída por
(A) placar.
(B) torneio.
(C) amistoso.
(D) drible.
Questão
03
H17-Estabelecer
relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conectivos.
Observe o trecho: “Eu
ensinava alguma coisa, é verdade, mas a gente se guiava mesmo era pelo
instinto. Isso acabou.” A palavra Isso se refere
(A) ao time que só
perdia quando jogava com o adversário tradicional.
(B) aos jogadores que jogavam o futebol que sabiam e se guiavam pelo instinto.
(C) aos jogadores que
esperavam pelo segundo tempo para começar a marcar gol.
(D) ao impedimento do
time adversário em marcar gol aos 12 minutos do primeiro tempo.
Leia o texto e responda à questão 4.
Batata
Assada
Ingredientes
Disponível em:
.
Questão
04
H9-Localizar os elementos
constitutivos da organização interna em um texto.
O texto é uma receita
porque apresenta
(A) personagens fazendo
uma batata assada.
(B) imagens mostrando
como preparar a receita.
(C) um relato de como
foi fazer uma batata assada.
(D) os
ingredientes e o modo de fazer batata assada.
Leia o
texto e responda à questão 5.
Tabuada
revistinhasinteligentes@zipmail.com.br
A Revistinha tabuada tem
a finalidade
de tentar atrair a
atenção até mesmo daquelas crianças que não gostam muito da matemática.
Ensina as crianças os
cálculos básicos da matemática que são:Soma, Subtração, Divisão e
Multiplicação,
além de medidas como o
Metro, o Peso,Sistema Monetário e Numeração Romana.
É muito legal !
Até as crianças que não
gostam de matemática vão
achar divertido, pois vão aprender brincando!
Questão
05 H8-Identificar o público alvo de um texto.
A Revistinha Tabuada
foi escrita para
(A) os adultos.
(B) os professores.
(C) as crianças.
(D) os pais.
Leia o poema e responda à questão 6.
Os sons
do mundo
Elias José
Mais do que os gritos
e os gemidos de
desespero
das bandas de rock,
ferem meus ouvidos
os mínimos ruídos da
casa.
Quando a casa toda
dorme,
o mundo inteiro dorme,
os ruídos surgem e
crescem
e
violentam minha insônia.
É um pingo d’água no
banheiro,
Um móvel que estrala,
o tique-taque incessante
do despertador,
os roncos que vêm dos
quartos,
o vento que bate nas
vidraças
e o cochicho de bisavós
e avós
que sai dos amarelados retratos.
JOSÉ, Elias. Cantigas
de adolescer. São Paulo: Atual, 2002.
Questão
06
H24-Identificar o sentido conotado de um vocábulo ou
expressão utilizados em segmentos de um texto
literário selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto
em que se insere.
O verso destacado no
poema pode ser substituído, sem perder o sentido, por
A) e aumentam minha
insônia.
B) e intensificam minha
insônia.
C) e despertam minha
insônia.
D) e agridem minha insônia.
Leia o texto e responda à questão 7 e 8.
Tarde
de sábado
Por CecíliA Meireles
A tardezinha de sábado,
um pouco cinzenta, um pouco fria,parece não possuir nada de muito particular
para ninguém. Os automóveis deslizam; as pessoas
entram e saem dos
cinemas os namorados conversam por aqui e por ali; os bares funcionam
ativamente, numa fabulosa produção de sanduíches e cachorros-quentes.Apesar da
fresquidão,as mocinhas trazem
nos pés sandálias douradas,enquanto
agasalham a cabeça em echarpes de muitas voltas.tudo isso é rotina. Há um certo
ar de monotonia por toda parte. O bondinho do Pão de Açúcar lá vai cumprindo o
seu destino turístico e moços bem falantes explicam, de lápis na mão,em seus
escritórios coloridos e envidraçados,apartamentos que vão ser construídos
em poucos meses,com tantos
andares,vista para todos os lados, vestíbulos de mármore, tanto de entrada, mais
tantas prestações, sem reajustamento
—o melhor emprego de capital
jamais oferecido! [...]
Disponíve.
Acesso em: 03 de outubro de 2013
Questão
07
H27-Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada
palavra ou
expressão.
No texto, a palavra tardezinha
(1º parágrafo) reforça ao leitor a ideia de que a tarde:
(A) segue sem novidades.
(B) passa muito
rapidamente.
(C) está fria e
movimentada.
(D) transcorre sem
monotonia.
Questão
08
H35-Organizar os
episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica.
Escolha a alternativa
que apresenta os fatos da história na sequência em que ocorrem:
A) A noiva chegando em
um carro. O bondinho do Pão de Açúcar vai e vem. Tarde de sábado cinzenta. Andam barquinhos pela baía. Cavalheiros com
sapatos reluzentes e senhoras com roupas de renda.
B) Cavalheiros com
sapatos reluzentes e senhoras com roupas de renda. O bondinho do Pão de Açúcar
Vai e vem.Tarde de sábado
cinzenta.A noiva chegando em um carro. Andam barquinhos pela baía.
C) Tarde de sábado cinzenta. O bondinho do Pão de Açúcar vai e vem.Andam
barquinhos pela baía.
Cavalheiros com sapatos reluzentes e senhoras Com roupas de renda. A
noiva chegando num carro.
D) Tarde de sábado
cinzenta. O bondinho do Pão de Açúcar vai e vem. A noiva chegando em um carro.
Cavalheiros com sapatos reluzentes e senhoras com roupas de renda. Andam barquinhos
pela baía.
Leia o texto e responda a questão 9.
A cigarra
e a formiga
Num belo dia de inverno as
formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo.
Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De
repente aparece uma cigarra: “Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de
trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.”As formigas pararam de
trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram:
“Mas por quê? O que você
fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o
inverno?” “Para falar a verdade, não tive tempo”, respondeu a cigarra. “Passei
o verão cantando!”
“Bom… Se você passou o
verão cantando, que tal passar o inverno dançando”,disseram as formigas, e
voltaram para o trabalho dando risada.[…]
Disponívelhttp://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/fabula-animais-dao-licao-de-moral.htm>.
Acesso em: 17 de novembro de 2012.
Questão
09
H39-Inferir a moral de uma
fábula, estabelecendo sua relação com o tema.
A moral desta história
pode ser
(A) Em casa de ferreiro,
espeto é de pau.
(B)
Tem amanhã quem guarda hoje.
(C) O mais veloz é sempre
o melhor.
(D) Quem tem boca vai a
Roma.
Leia o trecho do texto e responda à
questão 10.
Cinderela
Era uma vez um homem cuja primeira
esposa tinha morrido, e que tinha casado novamente com uma mulher muito
arrogante. Ela tinha duas filhas que se pareciam em tudo com ela. O homem tinha
uma filha de seu primeiro casamento. Era uma moça meiga e bondosa, muito
parecida com a mãe. A nova esposa mandava a jovem fazer os serviços mais sujos
da casa e dormir no sótão, enquanto as “irmãs” dormiam em quartos com chão
encerado. Quando o serviço da casa estava terminado, a pobre moça sentava-se
junto à lareira, e sua roupa ficava suja de cinzas. Por esse motivo, as
malvadas irmãs zombavam dela. Embora Cinderela tivesse que vestir roupas
velhas, era ainda cem vezes mais bonita que as irmãs, com seus vestidos
esplêndidos. […]
Disponivelem.Acesso
em: 12 de junho de 2012.
Questão 10
H01Identificar
a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato do gênero, tema ou assunto principal
Sabe-se que o texto acima se refere a
um conto de fadas porque
(A) conta
uma história.
(B) convence os leitores.
(C) informa os leitores.
(D) divulga uma ideia.
Bom estudo
!
Nenhum comentário:
Postar um comentário