Atividades de Língua
Portuguesa- 9 ano A e B-Profª Sheila – 1º Bimestre - 2020
Nome:
nº Data:
Texto 1
O lobisomem
Como todas as mulheres da
aldeia, Lola costumava lavar
as roupas no rio. Naquele dia,
porém, não
pôde
ir à hora costumeira com as amigas, e foi para
o rio sozinha, no
fim da tarde. O local estava solitário: só havia um rapaz que pescava na
outra margem do rio.
Enquanto ensaboava um
vestido, Lola deixou cair a trouxa no
rio. O grito da moça chamou
a atenção do
pescador, que mergulhou e alcançou a
trouxa. Dias depois, os dois se encontraram outra vez. Aos poucos, começou o
namoro. Quando o irmão de Lola conheceu o rapaz, ficou bastante desconfiado.
“Você reparou que a pele dele é amarelada?”, perguntou Ulisses. “Não”, respondeu a
moça.
“Dizem que
quem tem
essa cor amarelada é
lobisomem”, disse o irmão. “Você está louco!”, esbravejou
Lola.
Para saber ao certo quem era aquele rapaz, Ulisses foi até a fazenda em
que
ele trabalhava.
Lá encon- trou um amigo, que fez aumentar a sua desconfiança.
“Eu suspeito desse moço: tem
uma cor
esquisita e é o sétimo filho de
dona Zefa. E, como dizem, o sétimo é
o dízimo do diabo”.
Lola começou
a notar que ele tinha um jeito esquisito, e
foi direto ao assunto:
“Gostaria de saber se você é lobisomem”, perguntou.
“Está maluca,
Lola?”, disse o rapaz contrariado.
“Desculpe. É que falam tanta coisa...”
E não tocaram
mais no assunto.
Numa noite de verão, Lola acordou e foi até a varanda. Percebeu um movimento no jardim e quis ver o que era.
Topou com
um
bicho grande, com os dentes arreganhados. Nunca tinha visto
um
animal como
aquele, mistura de lobo e
porco, e
teve certeza de
que era
o lobisomem. O bicho avançou,
abocanhando o robe da moça. Muito rápida,
ela se livrou do robe e entrou em
casa correndo. No dia seguinte, encontrou o
namorado. Enquanto conversavam, ele deu uma risada e ela percebeu um fiozinho cor-de-rosa, da cor do seu robe, preso num dos
dentes do
rapaz. Lola saiu correndo, e
ele a seguiu, sem saber o que
estava acontecendo, mas depois de algum tempo desistiu.
Silvana Salerno. Viagem pelo Brasil
em 52 histórias. São Paulo:
Companhia das
Letrinhas, 2010. p. 140-1.
1.
Na história lida, como
em toda narrativa,
há uma sequência de fatos
e ações que desencadeiam novos fatos
e ações. Complete o diagrama com as relações de causa e consequência.
Fato
Lola não pôde ir ao rio à hora costumeira e dirigiu-se para
Consequência
Fato
|
Consequência
|
Lola e o rapaz
encontraram-se outras
vezes.
|
|
|
Foi investigar quem era aquele estranho rapaz.
|
Lola se cansou das insinuações do irmão, mesmo assim ficou meio desconfiada.
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Frederico e o irmão saíram para verificar a razão de
um barulho que partia
do galinheiro.
|
|
4. Observe que quase todas as
personagens têm nome: Lola, Ulisses, Ígor, dona Zefa; só o namorado de
5. Em geral, as histórias populares encerram uma moral ou um ensinamento. As pessoas que as contam para os mais jovens esperam que eles aprendam com os erros ou acertos das personagens principais. Nesse caso, a
personagem que estava correndo risco era Lola. Que lição é possível deduzir dessa história?
a) Nunca ande sozinha.
b) Nunca escute seu irmão.
c) Seja menos distraída.
d) Desconfie de estranhos.
7. Leia as duas
frases abaixo e compare o
uso dos termos destacados em cada uma delas.
•“O
local estava solitário: só havia um rapaz que pescava na
outra margem do rio”.•“Quando o irmão de Lola conheceu o rapaz, ficou bastante desconfiado”.
8. Releia
as
frases tiradas
do texto, observando o
termo
em destaque, depois explique
por que neste
caso se usa o pronome demonstrativo essa,
e não esta.
“Você reparou
que a pele dele é amarelada?”
“Dizem
que quem tem essa
cor amarelada é
lobisomem […]”
9. Em relação ao verbo destacado, assinale
a alternativa correta:
“’Gostaria de saber se você é lobisomem’, perguntou.”
a) Lola usou o verbo no futuro do pretérito
para indicar uma
verdade que o rapaz não podia negar.
b) Lola usou o verbo no futuro do pretérito
como uma
forma gentil de perguntar.
c) Lola usou o verbo no futuro do subjuntivo por indicar
uma possível verdade, pois o rapaz poderia
ser um lobisomem.
d) Lola usou o verbo no futuro do presente para indicar uma possível verdade, pois o rapaz poderia
ser um lobisomem.
10. Reescreva a frase a seguir, substituindo o pretérito mais-que-perfeito composto pelo pretérito mais-
-que-perfeito simples.
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