9 ano Profª Sheila
-Situação de Aprendizagem 01
O Uso da Linguagem
Virtual no Cotidiano
1- Leia a seguir um diálogo retirado de um aplicativo de
mensagens e responda:
Fonte: Texto adaptado por Reginaldo Inocenti.
Lembrete: Alzheimer é uma doença que acomete especialmente
os idosos, não tem cura e se agrava com o tempo. Seu principal sintoma é o
declínio cognitivo e a perda progressiva da memória. Suas causas ainda são
desconhecidas e a maioria dos remédios não tem efeitos significativos sobre os
pacientes. Embora atinja diretamente o doente, toda a família acaba sofrendo.
1- Ampliando o Contexto:
a) Regis fica sabendo que sua avó anda meio esquecida,
aparentemente ela apresenta os sintomas do Alzheimer. Uma das primeiras ações
da família foi levar a vó Lourdes ao médico. Você concorda com essa atitude, ou
acha que a família poderia, antes, seguir procedimentos encontrados na
internet?
b) A reação de Regis é de incredulidade. De acordo com o
diálogo, o que o leva a desconfiar do diagnóstico?
c) Além de duvidar do diagnóstico de Alzheimer, Regis indica
um tratamento recebido por meio de uma rede social. Você concorda com essa
atitude?
d) Regis compartilha o texto. O que motiva o jovem a fazer
isso?
2- Observe a imagem abaixo:
Observe a imagem que ilustra o perfil da família de Regis no
aplicativo de mensagens. Como ela antecipa a ideia de que a avó Lurdes será bem
cuidada?
3- Uma das características dos diálogos em
aplicativos de mensagens é a informalidade dos discursos, os quais, muitas
vezes, são acompanhados de equívocos gramaticais se comparados à norma padrão
da língua. De acordo com a gramática normativa, o diálogo acima está repleto de
desvios. Diante desta situação, responda:
a) Em diálogos de aplicativos de mensagens, o atendimento à
norma padrão da língua é obrigatória? Justifique sua resposta.
b) Você já observou o uso da norma padrão da língua
portuguesa em alguma situação do seu cotidiano? Cite exemplos.
c) Dentre as muitas pessoas que Regis enviou o texto com o
tratamento de Alzheimer estava seu professor. Após ler o texto enviado por
Regis, o Senhor Alfredo, professor de Língua Portuguesa, reparou que existia
alguns trechos que não estavam adequados à gramática normativa, então
aproveitou a oportunidade e solicitou que Regis adequasse tais trechos seguindo
as regras de pontuação, ortografia, concordância, entre outras:
● Bom dia familia
_____________________________________________
● Bom dia Regis como você tá
__________________________________
● Tô bem tia _________________________________________________
● Cê viro medico agora
________________________________________
● Intão eu e o tio zé levamos ela no médico
4- Compare o diálogo do grupo que criaram com o do grupo
“Nossa Família”, quanto:
a) Qual tipo de linguagem marca o diálogo? Exemplifique com
passagens do texto.
b) Quais os recursos gráficos virtuais podem ser observados
nesta troca de mensagem entre usuários de Whatzapp?
Situação de
Aprendizagem 02
Reportagem em Ação
JORNAL O MUNICÍPIO
SEXTA-FEIRA, São
Paulo, 20 de Setembro de 2019 | Ano 18
Nº 223 | 2ª edição, 23 h
Novas descobertas sobre doenças degenerativas do cérebro
é destaque em Congresso Científico. Especialistas descobriram que um simples
exercício com a língua é capaz de tratar e prevenir a doença.
Especialistas da Universidade de Harvard descobriram novas
formas de tratamento e prevenção da doença de Alzheimer. A equipe de cientistas
do Dr. Bill Hudges, juntamente com a equipe de médicos, fisioterapeutas e
neurocientistas criaram um procedimento simples, mas que é eficaz contra
doenças degenerativas do cérebro como o Parkinson. A descoberta foi destaque
na Revista Científica Havue e apresentada no Congresso Médico Internacional,
realizado este ano em Paris, onde a equipe do Dr. Hudges demonstrou os
procedimentos aos mais de 2000 especialistas de 38 países.
“A descoberta é um avanço e pode significar o desaparecimento gradual
das doenças degenerativas do cérebro” disse o Dr. Kim, especialista em doenças
neurodegenerativas da Coréia do Sul.
Confira agora os procedimentos usados para combater as diversas doenças
degenerativas do cérebro apresentados no Congresso Médico Internacional de
Paris:
• Abra a boca de maneira que fique confortável, nem muito aberta, nem
muito fechada;
• Coloque a língua para fora da boca a ponto que sinta que ela ficou bem
esticada; • Movimente a língua do lado esquerdo
para o lado direito, repita o procedimento por 2 minutos.
• Terminado
o procedimento em 3, repita o movimento começando do lado direito para o
esquerdo, também por 2 minutos.
Importante :
• Os exercícios são indicados
para serem feitos em pé ou sentado, evite fazê-los deitado. •
Faça a sequência completa de exercícios sem interrupção, uma vez que ambos os
lados do cérebro precisam ser igualmente estimulados.
“A eficácia do procedimento é proporcional à
dedicação”, afirmou o Dr. Hudges em entrevista para o periódico científico “The
Medicine Health”. No dia 02 de agosto, a equipe do Dr. Hudges participará do
XVI Congresso de Doenças Neurodegenerativas em São Paulo, em que ensinará as
novas técnicas e outras formas de prevenção e tratamento da doença de Alzheimer
e de Parkinson para os especialistas brasileiros.
Após a leitura do texto, responda:
1- A notícia “Novas descobertas sobre doenças degenerativas
do cérebro é destaque em Congresso Científico” foi publicada, originalmente, no
periódico “Jornal do Município”. Por ser um jornal impresso de grande
circulação, antes de serem publicadas, as notícias são encaminhadas para a
revisão, para que as informações sejam checadas e confirmadas e o texto
corrigido, obedecendo às regras da gramática normativa. Com base nas
informações responda:
a) Quais as
implicações de existirem erros gramaticais em um jornal impresso?
b) Você acredita que exista alguma informação falsa ou
inconsistente na notícia veiculada pelo Jornal do Município, ou você acha que o
texto todo é falso? Explique.
c) Caso existam informações falsas em uma notícia, seja em
meio impresso ou virtual, quais seriam as implicações e providências a serem
adotadas?
2- Localize na notícia “Novas descobertas sobre doenças
degenerativas é destaque em Congresso Científico” as informações solicitadas na
tabela a seguir:
Situação de
Aprendizagem 03
Gênero Midiático:
Fake News.
As informações no texto a seguir são aquelas compartilhadas
por Regis no grupo “Nossa Família”, no qual ele indica certos procedimentos que
acredita serem os melhores para a sua avó Lourdes, que foi diagnosticada com a
doença de Alzheimer.
Observação: O texto apresentado por Regis no seu grupo de
família é uma FAKE NEWS segundo o ministério da saúde e já circulou para
milhões de pessoas. Também são adaptações desta mesma fake news os textos da
notícia no “Jornal do Município” em sua versão impressa e digital. Disponível
em: .
Acesso em: 05 nov. 2019.
Como ajudar a
combater o Alzheimer?
Um amigo médico ensinou a outro amigo, um exercício com a
língua que é eficaz para retardar o aparecimento da doença de Alzheimer e
também é útil para reduzir e melhorar:
Peso corporal
Hipertensão
Coágulo
sanguíneo no cérebro
Asma Miopia
Zumbido
no ouvido
Infecção de garganta Infecção
do ombro/pescoço
Insônia
Os movimentos são muito simples e fáceis de aprender. Estique
a língua e mova-a para a direita e depois para a esquerda por 10 vezes
seguidas. Desde que ele começou
a exercitar sua língua diariamente, houve uma melhora na retenção das
informações de seu cérebro. Sua mente ficou clara e produtiva, e outras
melhorias:
Ver melhor de longe
Sem tonturas
Maior bem-estar geral
Melhor
digestão
Pouca gripe Ele
se sente mais forte e ágil
Notas: O exercício da língua ajuda a controlar e prevenir a
doença de Alzheimer. A pesquisa médica descobriu que o idioma tem uma grande
conexão com o cérebro. Quando
nosso corpo se torna velho e fraco, o primeiro sinal que aparece é que a nossa
língua fica rígida, por isso tendemos a mordê-la. Ao exercitar a sua língua,
você estimulará o seu cérebro. Cada pessoa que recebe este boletim informativo
deve repassar, para ajudar a combater a doença de Alzheimer e melhorar a
qualidade de vida das pessoas.
(Texto adaptado de )
Observação: Assim
como Regis, muitos de nós divulgamos, todos os dias, diversas informações pela
internet, seja por redes sociais ou aplicativos de mensagens. Muitas vezes não
percebemos que certas informações são falsas, justamente porque parecem ter a
intenção de ajudar. O simples fato de compartilhar uma informação falsa pode
gerar sérios prejuízos à sociedade, principalmente em questões de saúde. Por
isso, devemos ter muito cuidado com as informações que acessamos e divulgamos.
1- Agora que você já sabe que a notícia divulgada pelo
personagem Regis é uma fake news, responda:
a) Regis divulgou, em seu grupo de família, uma fake news
indicando procedimentos que supostamente ajudariam sua avó no combate ou
tratamento da doença de Alzheimer, inclusive afirmou que tais procedimentos
deveriam substituir o tratamento indicado pelo médico. Você acredita que Regis
agiu corretamente, mesmo estando bem
intencionado? Explique.
b) Quais os prejuízos
que Regis poderia ter causado a sua avó?
c) O que Regis deveria ter feito ao ler a notícia que
recebeu de um grupo de seu trabalho?
2- Este texto foi veiculado em um mural de avisos
localizado em uma praça.
Após a leitura, responda:
a) A informação que
acabou de ler parece uma fake news? Explique
b) Você divulgaria esta notícia? Por quê?
c) Você julga que o texto acima está escrito de acordo com
seu contexto de uso?
d) Imagine que as informações deste quadro estivessem em um
mural de avisos na Prefeitura da cidade. Reescreva-o de acordo com contexto de
produção, observando o uso convencional da Língua Portuguesa, sem alterar as
informações nele contidas.
e) O que você faria para descobrir se as informações são
verdadeiras ou falsas? Quais recursos deveriam ser utilizados?
2- Observe o comparativo das imagens e assinalem verdadeiro
(V) ou Falso (F) nas afirmações a seguir:
( ) Dentre os vários
artifícios utilizados nas fake news está a boa apresentação gráfica e um texto
bem escrito.
( ) Um texto pode não
estar bem escrito e ser simples na apresentação gráfica, mas a informação pode
ser verdadeira.
( ) Para ter certeza
se uma informação é ou não verdadeira é necessário checar em diversas outras
fontes e meios.
( ) Não é preciso
checar informações antes de compartilhar.
( ) Os aplicativos de
mensagens e as redes sociais são os maiores disseminadores de fake news, sendo
assim é necessário maior atenção quando lemos informações nestes meios.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProf Sheila, as figuras dos textos não abrem, estão em branco.
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